Nos dias 12 e 13 de maio, a reunião de arranque da Fábrica de IA do Centro de Supercomputação de Barcelona (BSC AI Factory), decorreu na sede da entidade coordenadora da iniciativa, com os parceiros associados do projeto de Espanha, Portugal, Turquia e Roménia. Este projeto está inserido numa iniciativa da EuroHPC JU, as AI Factories ou Fábricas de IA, que visam impulsionar o desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial no ecossistema empresarial e público. 

As fábricas de IA, onde se insere a BSC AI Factory, são co-financiadas por fundos europeus e nacionais, e surgem para criar uma rede de acesso a recursos de computação para acelerar a transformação digital da Europa. Através destas fábricas, será possível a utilização da Inteligência Artificial pelo tecido empresarial europeu, nomeadamente: Pequenas e Médias Empresas (PME), entidades de administração pública e por investigadores nacionais, em contexto académico e não-académico. 

Portugal foi representado nesta reunião por João Nuno Ferreira, coordenador geral da FCCN, unidade de serviços digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), por Susana Caetano, gestora do serviço de Computação Avançada da FCT, desenvolvido pela FCCN, e por dois representantes do Centro Nacional de Computação Avançada: António Sousa e Rui Oliveira. 

A participação nacional no projeto está inserida numa iniciativa conjunta de Espanha, Portugal, Turquia e Roménia, representados respetivamente pelo Centro de Supercomputação de Barcelona (BSC- CNS), a Fundação para Ciência e a Tecnologia, o Conselho de Investigação Científica e Tecnológica da Turquia (TÜBİTAK) e o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento em Informática (ICI București).  

Esta iniciativa dará origem a uma Fábrica de IA associada ao supercomputador MareNostrum 5, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, e localizado em Barcelona.   

Webinar sobre as Fábricas de IA a 20 de maio

Os primeiros passos de ligação do projeto à comunidade são dados a 20 de maio, pelas 9h30, através da sessão “AI Factories: Open for Business”. Este webinar é dirigido a empresas em fase de arranque, PMEs e inovadores que pretendam aceder a recursos de computação de alto desempenho.

Nesta sessão, os interessados podem perceber como se candidatar aos recursos, as diferentes tipologias de acesso e conhecer casos de sucesso. O programa do webinar está já disponível.

Vouchers inovIA lançados a 6 de junho

A FCCN, unidade de serviços digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) irá ainda lançar, através de uma sessão de apresentação, o programa InoVIA – Vouchers para Inovação, uma iniciativa que visa apoiar startups e PME nacionais no acesso gratuito e simplificado a recursos avançados de computação, incluindo os supercomputadores Deucalion e MareNostrum 5.  

Estes vouchers são também um incentivo para as empresas acederem futuramente à nova Fábrica de IA, referida mais acima. 

  • Data: 6 de junho de 2025 
  • Hora: 14h00 
  • Local: AI Hub Alvalade, Lisboa 
  • Agenda e registos.  
Logotipo Plano de Recuperação e Resiliência, logotipo da Republica Portuguesa e Logotipo da União Europeia

Últimos artigos