Durante a Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week), que decorreu entre 20 e 26 de outubro, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da unidade FCCN, promoveu o webinar Ciência Aberta em Evolução: o contributo da FCT”, que registou uma grande adesão.

Com mais de 500 inscrições e 419 participantes efetivos, a sessão evidenciou o crescente interesse da comunidade científica e académica pela temática da Ciência Aberta, reconhecendo os seus benefícios na promoção da interdisciplinaridade e na valorização da produção científica nacional.

A gravação da sessão e a apresentação utilizada estão disponíveis, permitindo que todos os interessados possam ver ou rever os conteúdos.

Webinar Ciência Aberta em Evolução: o contributo da FCT

A sessão iniciou com uma visão abrangente sobre o contexto atual da Ciência Aberta, os principais desafios e as iniciativas em curso, com especial destaque para a Política de Acesso Aberto da FCT.

Seguiu-se a intervenção de Cristiana Agapito, da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), que apresentou os indicadores de Acesso Aberto em Portugal. Posteriormente, foi tratado o papel da Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) no apoio à disponibilização de conteúdos em acesso aberto.

No âmbito do Acesso Diamante, foi destacada a iniciativa nacional DiamantePubIn, desenvolvida pela FCCN em colaboração com a Universidade do Minho. A sessão prosseguiu com uma apresentação sobre a importância da transparência e da interoperabilidade ao serviço da Ciência Aberta, através da funcionalidade CV Narrativo, disponível no serviço digital CIÊNCIAVITAE, e do portal SciPROJ.

A sessão terminou com uma abordagem ao Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação (PNCADAI), onde foram partilhados os principais resultados alcançados, a evolução da Infraestrutura e dos Serviços de Dados de Investigação, e o trabalho desenvolvido pela Rede Nacional de Apoio à Gestão de Dados de Investigação.

Outros artigos relacionados