Testemunho de Pedro Pinto, Responsável pela Cibersegurança e Coordenador da Equipa de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRT) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG).   

Num cenário digital cada vez mais desafiante, a cibersegurança tornou-se uma prioridade estratégica para as Instituições de Ensino Superior. A proteção dos sistemas, dos dados e das pessoas exige não apenas tecnologia, mas também cooperação, partilha de conhecimento e resposta coordenada. É neste contexto que o CSIRT FCCN, serviço digital da FCT, se tem afirmado como um parceiro essencial da comunidade académica e científica. 

Em conversa sobre este serviço, Pedro Pinto destaca como esta parceria tem sido fundamental para consolidar a sua resiliência digital. 

Em que medida o apoio do CSIRT FCCN aumentou a resiliência e a segurança digital da sua instituição ao longo dos anos? 

“A FCCN tem sido uma parceria fundamental ao longo dos anos, contribuindo significativamente para a evolução e inovação tecnológica das Instituições de Ensino Superior. No que diz respeito ao CSIRT FCCN, o suporte constante e a disponibilidade dos seus elementos têm ajudado a reforçar a resiliência e a segurança digital da nossa instituição. 

Este apoio tem-se materializado em várias áreas, nomeadamente: formação e capacitação de equipas, disponibilização e monitorização contínua de serviços, implementação de melhorias nas práticas internas e acompanhamento de todo o processo de deteção e resposta a incidentes.” 

Mas o futuro traz novos desafios. A crescente complexidade das ameaças, a utilização da inteligência artificial e a necessidade de colaboração entre instituições exigem um esforço conjunto contínuo. 

Perante os novos desafios de cibersegurança, de que forma acredita que o CSIRT FCCN pode continuar a ser um parceiro relevante para a comunidade de Ensino e Investigação? 

“A colaboração entre Instituições é um requisito fundamental para um ciberespaço seguro. Face às novas ameaças, o CSIRT FCCN irá certamente expandir a sua oferta de serviços de deteção e resposta, fomentar a resiliência digital, promover a colaboração entre Instituições de Ensino Superior e desenvolver programas de capacitação contínua adaptados às necessidades da comunidade académica.” 

O trabalho do CSIRT FCCN é mais do que um serviço técnico, é um compromisso partilhado com a segurança e o progresso da comunidade. Este propósito reflete a missão da FCCN, unidade de serviços digitais da FCT, de disponibilizar à comunidade um ecossistema digital académico e científico mais seguro, colaborativo e resiliente. 

Últimos artigos