O Estúdio da Fundação para a Ciência e para a Tecnologia (FCT), na FCCN, acolheu a gravação do podcast Conhecimento em Rede, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.  

A FCCN falou com Joana Viana, professora Auxiliar desta instituição, sobre este projeto e o impacto de ter acesso a um espaço com equipamento avançado para a produção de conteúdos multimédia de alta qualidade

Como surgiu a ideia deste projeto e quais os principais temas que procuram abordar ao longo dos episódios?  

A produção do podcast Conhecimento em Rede surge com o propósito de fortalecer o diálogo e a partilha de saberes entre todos quantos trabalham e se interessam pela educação. Este é o podcast da REDESCOLA do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, dedicado à construção, partilha e divulgação de conhecimento em educação, apoiando a mudança informada dos sistemas, das políticas e das práticas educativas.  

Os dois primeiros episódios centram-se na mentoria e indução de professores, um tema que está no centro das preocupações de todos quantos trabalham no ensino, num momento particularmente decisivo para a atração e retenção de professores a ingressar na carreira docente.   

Ao longo dos episódios, esta e outras temáticas irão ser abordadas, contando com a participação de investigadores, profissionais da educação (diretores, professores, administração educativa, entre outros), autarcas e decisores políticos, com vista a promoção de um debate aprofundado sobre políticas, práticas e desafios atuais. Teremos igualmente episódios narrativos curtos sobre temas relevantes, apresentados de forma concisa, acessível e fundamentada. Pretendemos continuar a construir uma rede cada vez mais reflexiva, interventiva e comprometida com a melhoria em educação. 

Por que motivo escolheram o Estúdio da FCCN e de que forma é que a infraestrutura e o apoio técnico contribuíram para o podcast? 

O Estúdio da FCCN integra um serviço e recursos fundamentais para suportar o desenvolvimento de muitas das atividades que se realizam na academia. A experiência de dez anos de utilização do Estúdio da FCCN e colaboração com a sua equipa permitem-me confirmar a qualidade do serviço prestado e dos recursos e equipamentos disponíveis para utilização quer na gravação vídeo quer na gravação áudio.   

Por esses motivos, o Estúdio é a escolha certa e mais adequada que nos permite produzir o podcast com a maior qualidade técnica e de áudio, com apoio profissional que suporta a gravação e pós-edição dos episódios para a sua disponibilização e divulgação nas plataformas digitais.   

Como utilizadora regular do Estúdio, ao longo da última década, tenho usado os seus serviços quer para a gravação de vídeos de apoio à minha atividade de ensino, quer para gravações no âmbito de atividades de formação: formação pedagógica e acompanhamento de professores do ensino superior, e formação dos estudantes da licenciatura e mestrado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Desde 2017 que levo estudantes ao Estúdio para gravarem vídeos profissionais para integrar em projetos educativos.   

De que forma esta colaboração com a FCCN foi importante para a realização do podcast? 

A produção de conteúdos educativos com qualidade audiovisual é fundamental para tornar mais eficazes e significativas as ações envolvidas em processos de ensino, de formação, de comunicação de ciência e de disseminação social de conhecimento científico.   

A colaboração com a FCCN através da utilização do Estúdio é determinante para o desenvolvimento do podcast Conhecimento em Rede, gravando e divulgando regularmente episódios que abordam temas de educação, com vista a apoiar a mudança informada dos sistemas, das políticas e das práticas educativas. Sem esta colaboração e a disponibilização deste serviço por parte da FCCN não seria possível assegurar a produção do podcast pela equipa do IE-ULisboa, com a mesma qualidade técnica. 

Quais são os planos para o futuro do podcast “Conhecimento em Rede”?  

Esperamos continuar a construir, em conjunto, uma rede que envolve o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, escolas, autarquias, centros de formação, associações e entidades educativas, e todas as organizações e respetivos profissionais que intervêm no domínio da educação e da formação, a nível nacional, regional ou local, tendo em vista a construção de novas e de melhores práticas educativas, e sua sustentabilidade. Uma rede cada vez mais reflexiva, interventiva e comprometida com a melhoria em educação, tornando este programa um podcast de referência nacional nesta área.   

Últimos artigos