Nos dias 27 e 28 de novembro, a 12.ª edição do Fórum de Gestão de Dados de Investigação (GDI) reuniu cerca de 180 participantes de diversas instituições de ensino e investigação no Instituto Politécnico de Bragança. Com a participação de vários interlocutores, o evento incentivou o debate sobre a gestão de dados de investigação, o desenvolvimento de competências técnicas e a promoção do conhecimento sobre iniciativas nacionais e globais nesta matéria.
Durante dois dias, a comunidade de investigadores, gestores de ciência, data stewards, bibliotecários, técnicos de informação e sistemas, dirigentes e estudantes, participou nas sessões de flash talks e de apresentação de pósteres, onde foram dados a conhecer diversos projetos relevantes nesta área.
O programa incluiu uma sessão dedicada aos resultados do Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação (PNCADAI), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, um painel temático dedicado à implementação de políticas de Ciência Aberta e estratégias para a gestão e abertura de dados de investigação. Além disso, decorreu uma mesa-redonda sobre os percursos profissionais e competências de gestão de dados de investigação, workshops, bem como uma sessão dedicada às atividades dos grupos de trabalho do Fórum GDI.
Em paralelo, foi realizada a 3ª reunião do Grupo Nacional de Interesse dedicado às políticas de Ciência Aberta e estratégias de GDI.
Filipa Pereira, gestora do POLEN, serviço digital da FCT, desenvolvido pela FCCN, e coorganizadora do evento, destaca que “o Fórum deste ano foi o maior de sempre, tanto em número de participantes como de atividades. Foi possível notar um número cada vez maior de pessoas cujo trabalho está diretamente relacionado com a GDI, o que demonstra a elevada necessidade das instituições em acompanhar os progressos nesta área. Releva-se, igualmente, o extraordinário trabalho desenvolvido pelos Centros para a GDI e pelo Consórcio Re.Data.”
A organização do evento esteve a cargo da FCT, através da unidade de serviços digitais FCCN, e do Re.Data. O 12.º Fórum GDI encontra-se inserido no investimento RE-C05-i08 – Ciência Mais Digital, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Edição 2026
Para a próxima edição do Fórum GDI, a realizar em 2026, a organização promete manter a aposta num formato igualmente rico e diversificado, que dê a conhecer projetos inovadores e que promova um ambiente de partilhar de experiências e de troca de ideias sobre as melhores práticas.












