A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser apenas uma tecnologia em desenvolvimento e com potencial. Hoje, está presente no quotidiano de todos, nomeadamente dos estudantes, seja em formato de assistentes virtuais, aplicações de estudo ou plataformas de apoio à escrita e à pesquisa.  

Esta é uma realidade que abre muitas portas, mas que também deve ser encarada de forma responsável. 

Benefícios e Oportunidades para os Estudantes 

A IA pode ser uma grande aliada no estudo e na aprendizagem. Entre as suas vantagens, destacam-se: 

  • Apoio personalizado: ferramentas de IA conseguem adaptar-se ao ritmo e necessidades de cada aluno, ajudando a esclarecer dúvidas de forma imediata. 
  • Organização e produtividade: aplicações que resumem textos, sugerem planos de estudo ou ajudam na revisão podem tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e rápido. 
  • Acesso a mais recursos e informação: a IA facilita o contacto com diferentes perspetivas e conteúdos, incentivando a autonomia e a curiosidade. 

No entanto, é essencial lembrar que estas ferramentas não substituem a aprendizagem em contexto de aula nem o pensamento crítico e o esforço individual. O seu maior valor está em complementarem e apoiarem o estudante, não em resolver os seus desafios e dificuldades de forma automática. 

Cuidados e boas práticas 

O uso de IA também exige um elevado grau de responsabilidade, pelo que os estudantes devem ter uma atitude preventiva: 

  • Não utilizar IA como “outsourcing” do cérebro: esta má utilização causa um mau desenvolvimento de habilidades essenciais como: escrita, pesquisa manual, análise de informação, criatividade, resolução de problemas, etc. Um dos cuidados a ter é evitar a entrega rápida de informação por parte da IA, pois vai contra um dos métodos mais importantes da aprendizagem a “aprendizagem ativa”. É importante fazer com que o aluno esteja ativamente a participar no processo de aprendizagem e não receba apenas a resposta do problema. Para combater esta tendência podemos utilizar a inteligência artificial com prompts para não dar diretamente a resposta e sim encaminhar e motivar o aluno a tentar e estudar. 
  • Confirmar a informação e ter pensamento critico: de forma a garantir que tudo o que é utilizado é correto, o estudante deve verificar todas as informações que lhe são dadas pelas ferramentas a que recorre. Para isso, uma das prioridades do aluno deve ser o desenvolvimento de pensamento critico para questionar tudo o que é feito com ferramentas de IA deve e levar essa informação a um processo de avaliação e interpretação. 
  • Respeitar a ética: a IA deve ser apenas utilizada como uma base para criar um conteúdo, uma resposta ou um trabalho. Cabe ao estudante acrescentar o seu contributo e não se restringir a copiar o que lhe é dado.  

De forma a promover o uso de Inteligência Artificial responsável junto da comunidade do Ensino Superior, em Portugal, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através da sua unidade de serviços digitais FCCN, criou em 2025 o  IAedu.  

Esta plataforma é pensada especificamente para a comunidade académica e, ao contrário de ferramentas generalistas, procura oferecer segurança, privacidade e conteúdos adaptados às necessidades educativas, sendo uma opção fiável para o Ensino Superior em Portugal.  

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