O programa PTCRIS, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e desenvolvido pela FCCN, é destacado com o prémio de Melhor Pecha Kucha — uma apresentação dinâmica e visual de curta duração — da 16.ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA 2025), realizada em Goiânia, Brasil.

O trabalho “Identificadores Organizacionais no Ecossistema Científico Português: A Transição do ISNI+ para o ROR”, realizado por Talissa Harb Anger, Cátia Laranjeira, Pedro Leitão Lopes, João Mendes Moreira, da equipa do PTCRIS, foi apresentado por uma das coautoras, Sara Melo Dias, no segundo dia do evento.

PTCRIS premiado na Confoa

A apresentação destacou o processo de adoção dos identificadores organizacionais ROR (Research Organization Registry) em Portugal. Esta transição visa alinhar a identificação de afiliações nacionais com os padrões globais da Ciência Aberta, garantindo maior interoperabilidade e precisão na associação entre a produção científica e as instituições.

Este reconhecimento sublinha a relevância do trabalho desenvolvido pelo PTCRIS na promoção e implementação de identificadores persistentes robustos, cruciais para a infraestrutura de investigação nacional.

Confoa PTCRIS premiado 1 FCCN, Serviços digitais da FCT

Outros artigos relacionados