Lançada em fevereiro de 2025, a Política sobre Acesso Aberto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) veio tornar obrigatória a disponibilização em acesso aberto das publicações científicas resultantes de investigação por si financiada. A medida aplica-se a artigos científicos, livros, capítulos de livros e monografias e a teses de doutoramento e dissertações de mestrado.
De forma a apoiar a comunidade científica no cumprimento desta Política, a FCT criou uma página de apoio com todas as orientações necessárias para autores sujeitos à obrigação de publicação em acesso aberto.
O novo site, disponível em acessoaberto.fct.pt, fornece, de forma clara e prática, um guia interativo, que ajuda a identificar as diferentes vias disponíveis para garantir o acesso aberto em cada um dos tipos de publicação, fornecendo instruções detalhadas sobre como proceder em cada caso. Além disso, o site esclarece também dúvidas frequentes sobre o processo de publicação em acesso aberto e explica em detalhe quais os objetivos da política.
Com esta ferramenta, autores e instituições passam a ter um apoio direto e intuitivo no cumprimento da Política.
Porquê publicar em Acesso Aberto?
A adoção da Política assenta no entendimento de que a investigação financiada por fundos públicos deve produzir resultados que sejam do domínio público, livremente acessíveis e reutilizáveis por todos, assegurando mais impacto para a produção científica e maior transparência no acesso ao conhecimento.
Esta disponibilização aberta dos resultados da investigação tem benefícios significativos: facilita a interdisciplinaridade e aumenta a visibilidade do conhecimento produzido, mas também causa impacto a nível social e económico, levando a investigação a profissionais de outras áreas, a empresas e a públicos interessados. Fomenta-se ainda a cooperação científica e o avanço da Ciência, bem como uma acrescida visibilidade da produção científica e dos seus autores.











