A FCCN, unidade de serviços digitais da FCT, disponibiliza um conjunto de serviços digitais, direcionados à comunidade de Ensino Superior e Investigação nacional. Uma das áreas de destaque é a colaboração, com recursos que facilitam a ligação, o trabalho e a comunicação à distância entre estudantes, professores e investigadores.
O Videocast é um dos recursos disponíveis. Este serviço digital permite transmitir eventos académicos em direto, levando-os mais longe e ampliando o seu alcance.
Descubra 4 curiosidades que demonstram o total potencial do Videocast.
1: Transmissão global, sem interrupções
O Videocast permite a toda a comunidade académica e de investigação transmitir eventos em direto para o mundo inteiro, através de uma única página Web. Esta modalidade é compatível com eventos académicos como aulas, palestras, workshops, ou mesmo programação interna ou outro evento, desde que seja relevante para o contexto académico e/ou investigação. Possibilita-se também a partilha do link da transmissão do evento nas redes sociais, alcançando públicos mais alargados.
O serviço está também ligado ao projeto Natureza na Web, uma iniciativa criada em 2007, com o apoio da Refer-Telecom e do Jornal Público, que permite a visualização em tempo real de várias espécies de animais no seu habitat natural. Visite a página de videocast públicos, sessões a decorrer e veja alguns dos exemplos de animais que pode acompanhar.
A transmissão é de elevada qualidade, garantida pela alta disponibilidade dos servidores da FCCN, o que permite transmissões simultâneas para milhares de utilizadores. Mais ainda, a plataforma é isenta de anúncios ou interrupções publicitárias.
2: Vídeo e áudio de forma integrada
O Videocast permite a partilha do vídeo do orador, slides da apresentação e áudio: tudo pode ser transmitido pelo Videocast em simultâneo e tempo real, com layout personalizável para cada evento.
A transmissão é compatível com dispositivos móveis variados, desde smartphones a tablets.
3: Interação em tempo real com chat interativo
Além dos participantes assistirem à transmissão, têm a possibilidade de interagir, via chat e em tempo real, promovendo assim um maior e mais ativo envolvimento entre quem assiste e quem organiza o evento.
É possível ainda aceder a estatísticas e monitorizar quantos utilizadores estão ligados, entre outros aspetos, e, após o término do evento, obter relatórios detalhados de acesso.
4: Acesso gratuito com autenticação federada
Além das vantagens já enumeradas, o Videocast tem um outro ponto bónus: pode ser utilizado de forma totalmente gratuita pelas instituições de Ensino Superior e de Investigação que façam parte da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS).
O acesso ao Videocast é simples e depende do tipo de evento, no caso de eventos privados, apenas utilizadores autenticados podem aceder, seja através das suas credenciais institucionais (e-mail e palavra-passe) ou mediante uma password específica. Já no caso de eventos públicos, o acesso é livre a qualquer pessoa interessada.
Por tudo isto, os eventos académicos podem hoje ir além das fronteiras físicas, com recurso a um serviço fiável e com autenticação segura, disponível 365 dias por ano.