Computação para a Ciência e Ensino
A Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída (INCD) assegura o processamento de grandes volumes de informação dos projetos de investigação de ponta, disponibilizando serviços de computação acima da capacidade dos próprios Centros de Investigação.
A infraestrutura está especialmente vocacionada para prestar serviços no domínio do cálculo científico, seja em projetos nacionais ou internacionais.
A INCD é um dos recursos da Rede Nacional de Computação Avançada, RNCA, que disponibiliza serviços de computação avançada às comunidades de Investigação, Tecnologia, Inovação e Indústria.
A quem se destina?
Podem aderir à INCD as instituições:
- Ensino Superior
- Investigação e Desenvolvimento
- Instituições sem Fins Lucrativos que tenham como seu objetivo principal atividades de Investigação e Desenvolvimento.
Sobre a INCD
A INCD engloba um sistema integrado que presta os seus serviços a partir de múltiplas localizações, interligadas entre si por uma infraestrutura de redes de última geração.
A INCD surge como uma evolução da infraestrutura de computação estabelecida no âmbito da Iniciativa Nacional Grid, e resultante do esforço conjunto da FCCN com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, LNEC, e o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, LIP.
A INCD está integrada em infraestruturas internacionais congéneres com as quais partilha recursos, participando no European Grid Infrastructure, EGI, na infraestrutura Ibérica IBERGRID, e no Worldwide LHC Computing Grid, WLCG.
Principais serviços
- HTC computing
- Cloud computing
- Grid computing
- Storage / Armazenamento
- Virtualização
- Soluções de hardware especializado
Condições de Utilização
Contacte através do formulário na página INCD.pt para aferir sobre os detalhes para as condições de utilização do serviço.
Se a sua entidade faz parte da comunidade académica ou científica e ainda não faz parte da Rede RCTS, veja aqui como aderir e poder usufruir dos serviços da Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída.