O Arquivo.pt tem lançado serviços complementares inovadores úteis para as organizações otimizarem o seu funcionamento. A nova versão do Arquivo.pt, denominada “Helios”, foi lançada no dia 13 de novembro e inclui desenvolvimentos no Arquivo404 e CitationSaver.

Arquivo404 com novos métodos para definir intervalos temporais

O Arquivo404 é um serviço que apresenta aos utilizadores de um website ligações para versões arquivadas, em vez de lacónicas mensagens de erro “Página não encontrada”. Por vezes, é necessário especificar qual é a versão correta de uma página arquivada que deve ser apresentada. Por exemplo, o domínio de um website pode ter pertencido a outra entidade no passado e pretende-se que sejam mostradas apenas as versões arquivadas desde que o website passou a pertencer aos seus donos atuais.

Para este efeito, foram lançados 3 novos métodos para configurar o Arquivo404:

  • setMinimumDate(minDate : Date) – especifica a data mais antiga da versão arquivada do URL que pode ser apresentada.
  • setMaximumDate(maxDate : Date) – especifica a data mais recente da versão arquivada do URL que pode ser apresentada.
  • setMostRelevantMemento(criterion : ‘oldest’ | ‘most-recent’) – especifica a ordem dos resultados das versões arquivadas que foram recuperadas do arquivo da web. Por omissão, é apresentada a mais antiga (‘oldest’).

O Arquivo404 passou a permitir definir se apresenta ao utilizador a página arquivada mais antiga ou a mais recente, dentro de um determinado intervalo de tempo.

CitationSaver processa documentos HTML

O CitationSaver é um serviço que extrai citações em documentos para recursos online e arquiva-os. Este serviço é particularmente útil para manter a integridade dos artigos científicos e a reprodutibilidade das experiências e estudos neles descritos.

Muitos artigos em acesso aberto são publicados em formato de hipertexto (HMTL). O CitationSaver passou a processar documentos em formato HTML, além dos formatos PDF e TXT. Se um utilizador encontrar um artigo na Web que contenha citações para recursos online, apenas terá de inserir o endereço da página do artigo no CitationSaver. Os endereços (URLs) serão extraídos e arquivados para que não se percam.

SciELO fccn FCCN Unidade de Computação
Exemplo de artigo da Revista de Gestão Costeira Integrada, disponibilizado no SciELO
Citation Saver fccn FCCN Unidade de Computação
Exemplo de inserção do endereço da página do artigo no CitationSaver

Últimos artigos