Descrição e resultados do Piloto de Sistemas de Avaliação Remota – SAR

As inscrições encontram-se encerradas.

Motivada pela necessidade de encontrar uma solução para a avaliação dos estudantes numa altura de ensino remoto de emergência, a Unidade FCCN da FCT desafia a comunidade do Ensino Superior a participar num estudo que ajude a encontrar a solução preferencial. Para este efeito serão disponibilizadas as seguintes plataformas: ProctorExam, ExamNet, TestWe ou Respondus. O docente tem a possibilidade de realizar um conjunto de testes de forma a avaliar estes Sistemas de Avaliação Remota (SAR), e assim identificar o que melhor cumpre com os requisitos necessários.

Piloto SAR FCCN

Resultados do Piloto

Através da participação de várias instituições de ensino superior, com a coordenação de uma equipa da Unidade de Computação Científica Nacional (Unidade FCCN) da FCT, foi possível fazer um caminho de aprendizagem relativamente ao que deve ser feito para o futuro.

A primeira e principal conclusão retirada é que as soluções de avaliação remota existentes no mercado apresentam várias dificuldades de implementação, tendo em conta a realidade e os objetivos do Ensino Superior português. Para além de um custo elevado (as plataformas mais avançadas na prevenção da fraude possuem valores que rondam os 10€ por aluno por exame), a maioria dos docentes que participou no estudo indica estas soluções como pouco eficazes na prevenção da fraude.

Por outro lado, relativamente à Proteção de Dados – uma das principais problemáticas associadas a este tema – o estudo concluiu que as soluções de avaliação remota existentes não transmitem o nível de confiança, no que toca à gestão de dados, que é exigível dos docentes e instituições de ensino superior portuguesas. Uma das principais aprendizagens deste projeto está relaciona com o papel complementar do Colibri. Como algumas plataformas existentes não permitem a monitorização em tempo-real por vídeo, este serviço da FCCN, que tem por base a tecnologia Zoom, foi utilizado em conjugação por algumas das instituições aderentes.

De acordo com as conclusões do projeto, estas soluções combinadas parecem ser suficientes para grande parte das utilizações. A integração do Colibri com outra ferramentas é bem aceite por parte dos docentes, ainda que seja necessário encontrar uma solução integrada e ajustada às necessidades das IES nacionais que não são resolvidas pelas ferramentas comerciais. Nesse sentido, a integração do Colibri neste estudo permitiu tirar algumas conclusões sobre quais as funcionalidades críticas para que uma futura plataforma de avaliação possa ter sucesso.

A possibilidade de comunicação bidirecional (docente/aluno e docente/turma), o custo compatível com a realidade financeira das IES, o registo e análise dos dados (áudio e vídeo) em local controlado e com legislação clarificada foram apontados como alguns dos passos estratégicos e necessários, bem como a eventual integração das principais funções numa aplicação única que possa ser executada em vários dispositivos.

piloto sar respondus

Plataforma pioneira em ferramentas de avaliação para sistemas de e-learning.

  •  Integrado nas plataformas e-learning LMS (Moodle, Blackboard, etc.);
  • Inclui vários passos de verificação da identidade do aluno e ambiente;
  • Utilização de browser próprio para bloqueio de ecrã, aplicações e atalhos de teclado;
  • Gravação e deteção via IA, de comportamentos suspeitos.

Plataforma gerida pela Universidade de Aveiro

piloto sar

Plataforma totalmente personalizável para se adaptar a todos os requisitos da avaliação remota.

  • Identificação através de Cartão de Cidadão;
  • Visão 360º com recurso a smatphone;
  • Partilha de ecrã.

Plataforma gerida pela Universidade de Lisboa

piloto sar examnet fccn

Plataforma de uso acessível que trabalha em qualquer dispositivo e browser, seja PC, MAC, iPads.

  • Em exames de matemática o estudante tem acesso a fórmulas e a elaborar gráficos;
  • O estudante apenas acede a ferramentas que o professor autorize;
  • O estudante tem acesso ao exame através de uma password.

Plataforma gerida pela UTAD

piloto sar testwe fccn

Software que privilegia o corpo docente e o seu conteúdo pedagógico.

  • Avaliações offline para estudantes;
  • Envio automático;
  • Correção online.

Plataforma gerida pela Instituto Politécnico de Bragança

FAQS

Quem pode usar este Piloto?
Todos os docentes do ensino superior pertencentes à RCTS. Consulte se a sua entidade pertence à RCTS na “Lista de Entidades RCTS

Quero fazer 5 exames para as minhas 10 turmas, posso?
O objetivo deste Piloto é recolher dados das diferentes soluções e de diferentes docentes. Nas plataformas com número limitado de licenças sugerimos que faça as avaliações com um número razoavel de alunos, mas permita que outros também o possam fazer.

Algumas das plataformas são pagas, eu pago alguma coisa?
Não. A FCT e os parceiros asseguram o acesso às plataformas livres de custos por parte dos docentes. Em troca esperam o preenchimento de um conjunto de formulários, de forma a poderem objetivamente realizar a sua missão de recolha de dados para apoiar a decisão posterior de escalar, ou não, um ou mais destes serviços a toda a comunidade académica.

Preciso de envolver a minha entidade no piloto?
O piloto pretende ser direto aos docentes para facilitar o processo e evitar atrasos, mas isso não justifica a transposição de regras internas na sua instituição. Sempre que considerar necessário valide internamente com os serviços de ensino a distância antes de solicitar acesso ao piloto.

O acesso aos dados é controlado como?
Todas as plataformas possuem termos e condições próprios, sendo que todas se comprometem a respeitar o RGPD.

Quais são as plataformas que fazem parte do piloto?
ProctorExam; ExamNet; TestWe; Respondus.

As entidades parceiras fazem parte do piloto porquê?
A Unidade FCCN da FCT pretende que a procura de soluções seja ativamente participado pela comunidade, pelo que aproveitou movimentações que já estavam a ocorrer e que se mostraram disponíveis. Não existe qualquer preferência destas entidades relativamente a outras.

Sou docente de uma entidade parceira, tenho de usar a plataforma gerida pela minha entidade?
Não. Pode solicitar o acesso a qualquer uma das outras plataformas do piloto.

Sou aluno, não pretendo participar, sou obrigado?
O docentes devem sempre propor alternativas à avaliação remota. Contacte o seu docente.

O exame estava a ocorrer e houve um problema de rede, o que faço agora?
Em caso de falha durante o exame, o aluno deve entrar em contacto com o docente assim que possivel, através dos meios indicados por este. A solução varia consoante a falha.

Ainda posso candidatar-me ao Piloto SAR?
As inscrições para o piloto SAR encontram-se encerradas. Os docentes que testaram os quatro produtos (ProctorExam, ExamNet, TestWe e Respondus),passaram a uma segunda fase do piloto para a análise dos dados obtidos.

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