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Piloto de Sistemas de Avaliação Remota

Descrição do Piloto

Motivada pela necessidade de encontrar uma solução para a avaliação dos estudantes numa altura de ensino remoto de emergência, a Unidade FCCN da FCT desafia a comunidade do Ensino Superior a participar num estudo que ajude a encontrar a solução preferencial. Para este efeito serão disponibilizadas as seguintes plataformas: ProctorExam, ExamNet, TestWe ou Respondus. O docente tem a possibilidade de realizar um conjunto de testes de forma a avaliar estes Sistemas de Avaliação Remota (SAR), e assim identificar o que melhor cumpre com os requisitos necessários.
Rede Videoconferencia

Como irá decorrer?

 

O docente deve em primeiro lugar escolher um dos produtos (ProctorExam, ExamNet, TestWe e Respondus) e solicitar a participação. Dado o limite existente de licenças para cada produto, recomenda-se a inscrição o mais rápido possível. O docente tem como obrigatoriedade a recolha sistemática de dados, de modo a produzir um relatório com a informação recolhida. Será disponibilizado um formulário que será usado para recolher dados dos docentes.

Produtos

respondus

 

Plataforma pioneira em ferramentas de avaliação

para sistemas de e-learning.

 

  •  Integrado nas plataformas

e-learning LMS

(Moodle, Blackboard, etc.);

  • Inclui vários passos de

verificação da identidade do aluno e ambiente;

  • Utilização de browser próprio

para bloqueio de ecrã,

aplicações e atalhos de teclado;

  • Gravação e deteção via IA

de comportamentos suspeitos.

 

Plataforma gerida pela Universidade de Aveiro

proctorexam

 

Plataforma totalmente personalizável para se adaptar a todos os requisitos da avaliação remota.

 

  • Identificação através de Cartão de Cidadão;
  • Visão 360º com recurso a smatphone;
  • Partilha de ecrã.

 

Plataforma gerida pela Universidade de Lisboa

exam.net

 

Plataforma de uso acessível que trabalha em qualquer dispositivo e browser, seja PC, MAC, iPads.

 

  • Em exames de matemática o estudante tem acesso

a fórmulas e a elaborar gráficos;

  • O estudante apenas acede a

ferramentas que o professor autorize;

  • O estudante tem acesso ao exame

através de uma password.

 

Plataforma gerida pela UTAD

testwe

 

Software que privilegia o corpo docente e o seu conteúdo pedagógico.

 

  • Avaliações offline para estudantes;
  • Envio automático;
  • Correção online.

 

Plataforma gerida pela Instituto Politécnico de Bragança

FAQs

 

Quem pode usar este Piloto?
Todos os docentes do ensino superior pertencentes à RCTS. Consulte se a sua entidade pertence à RCTS na “Lista de Entidades RCTS

 

Quero fazer 5 exames para as minhas 10 turmas, posso?
O objetivo deste Piloto é recolher dados das diferentes soluções e de diferentes docentes. Nas plataformas com número limitado de licenças sugerimos que faça as avaliações com um número razoavel de alunos, mas permita que outros também o possam fazer.

 

Algumas das plataformas são pagas, eu pago alguma coisa?
Não. A FCT e os parceiros asseguram o acesso às plataformas livres de custos por parte dos docentes. Em troca esperam o preenchimento de um conjunto de formulários, de forma a poderem objetivamente realizar a sua missão de recolha de dados para apoiar a decisão posterior de escalar, ou não, um ou mais destes serviços a toda a comunidade académica.

 

Preciso de envolver a minha entidade no piloto?
O piloto pretende ser direto aos docentes para facilitar o processo e evitar atrasos, mas isso não justifica a transposição de regras internas na sua instituição. Sempre que considerar necessário valide internamente com os serviços de ensino a distância antes de solicitar acesso ao piloto.

 

O acesso aos dados é controlado como?
Todas as plataformas possuem termos e condições próprios, sendo que todas se comprometem a respeitar o RGPD.

 

Quais são as plataformas que fazem parte do piloto?
ProctorExam; ExamNet; TestWe; Respondus.

 

As entidades parceiras fazem parte do piloto porquê?
A Unidade FCCN da FCT pretende que a procura de soluções seja ativamente participado pela comunidade, pelo que aproveitou movimentações que já estavam a ocorrer e que se mostraram disponíveis. Não existe qualquer preferência destas entidades relativamente a outas.

 

Sou docente de uma entidade parceira, tenho de usar a plataforma gerida pela minha entidade?
Não. Pode solicitar o acesso a qualquer uma das outras plataformas do piloto.

 

Sou aluno, não pretendo participar, sou obrigado?
O docentes devem sempre propor alternativas à avaliação remota. Contacte o seu docente.

 

O exame estava a ocorrer e houve um problema de rede, o que faço agora?
Em caso de falha durante o exame, o aluno deve entrar em contacto com o docente assim que possivel, através dos meios indicados por este. A solução varia consoante a falha.

Documentos

Boas Práticas de Avaliação Remota 492,53 KB
Piloto de Sistemas de Avaliação Remota 1,25 MB