Passar para o Conteúdo Principal
 

RCTS

RCTS

 

A RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade – é a rede nacional de investigação e ensino, também designada internacionalmente por NREN (National Research and Education Network).

Gerida e operada pela FCCN, a unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) responsável pela computação científica nacional, a RCTS oferece aos investigadores, professores e alunos uma infraestrutura digital de alto desempenho que apoia os projetos que desenvolvem a nível nacional e internacional.

Se neste momento está a aceder a esta página a partir de uma universidade ou laboratório nacional, é muito provável que já esteja a usufruir de um dos serviços de conectividade prestados através da RCTS.

Imagem Labinvestiga

A QUEM SE DESTINA

Instituições de ensino superior, organizações de investigação e pesquisa científica, observatórios, laboratórios, institutos de pesquisa científica e investigação médica, conservatórios e academias de arte, bibliotecas, museus e outras entidades ligadas à ciência e à educação, são exemplo das entidades a que dirige a RCTS.

LIGAÇÕES INTERNACIONAIS

Na qualidade de NREN portuguesa, a RCTS integra a rede GÉANT, uma infraestrutura de comunicações pan-europeia através da qual são disponibilizados serviços avançados às redes nacionais de investigação e ensino dos países europeus.

A ligação à rede GÉANT é um elemento determinante na interligação da comunidade científica nacional com as suas congéneres europeias e de outras regiões do mundo, tornando a RCTS um canal privilegiado de colaboração internacional.

Imagem Handtouchpad

Documentos

RCTS Condições de Utilização 118,78 KB