A Universidade de Coimbra recebeu a 8ª edição do Fórum de Gestão de Dados de Investigação (GDI), que reuniu 127 participantes.

Os dias 25 e 26 de novembro marcaram o evento presencial em Coimbra, que contou, mais uma vez, com uma boa adesão, momentos de partilha e debate. 

Desde 2016 que o Repositório Científico de Acesso Aberto da Unidade FCCN promove o encontro da comunidade. Pretende juntar os agentes envolvidos em atividades de suporte à gestão de dados de investigação, com o propósito de capitalizar saberes e práticas e desenvolver competências técnicas para profissionais e investigadores da área.

Este fórum contou com 3 workshops de formação e capacitação, atuais e relevantes. Um dos workshops foi dedicado aos Planos de Gestão de Dados, com o objetivo de dar apoio ao research support staff. O segundo workshop centrou-se na Curadoria de Dados em Repositórios, nomeadamente nos fluxos de trabalho e serviços. O terceiro workshop revelou as Políticas e Estratégias Institucionais para GDI, dando a conhecer uma análise de políticas de referência e uma proposta de estrutura para a implementação de uma política institucional. 

A edição GDI deste ano contou também com a habitual sessão de “Café com Dados” que, desta vez, abordou a temática da Proteção de Dados, Segurança e Dados Sensíveis

Com o Fórum anual, o RCAAP visa assegurar boas práticas de segurança, fornecer as melhoras ferramentas para as aplicar e promover a partilha de conhecimento. 

Outro tópico em destaque foi o Flash Talks: um momento de debate sobre as iniciativas e projetos emergentes mais atuais, onde é possível construir e preparar recursos que auxiliem a nossa comunidade na sua atividade diária.

Se não esteve presente e quer consolidar o seu conhecimento na área da GDI, pode ainda assistir a todas as apresentações e gravações, disponíveis no site.

Últimos artigos