Em 2021, a Associação Géant, representando 40 NRENs (National Research and Education Networks) com 20 mil instituições europeias de Ensino Superior, negociou um acordo quadro pan-europeu de serviços Cloud, designado OCRE 2020, por um período de 4 anos. A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua unidade FCCN, ficou responsável por agilizar os processos necessários à contratação entre as Entidades Confirmadas e os fornecedores. É tempo de olhar para o que foi alcançado e perceber quais os objetivos futuros deste projeto.  

Os resultados do OCRE 2020 

No Acordo-Quadro OCRE 2020, estabeleceram-se os principais termos contratuais, tais como preço, quantidade, obrigações e procedimentos de pedidos de serviços, com os mais importantes fornecedores de Serviços Cloud IaaS+.  

Ao longo dos anos, este tornou-se num serviço emblemático para muitas NREN’s, aumentando a sua importância. Atualmente, já é utilizado por mais de 900 instituições em 26 países, sendo que em 2023 atingiu um valor coletivo de 90 milhões de euros, que corresponde a um aumento de 30% em relação a 2022.  

O OCRE 2020, em Portugal contou, até 30 de setembro de 2023, com 16 instituições que já contrataram 1,3 milhões de euros, em serviços Cloud, junto de três fornecedores. 

O estado atual e objetivos do OCRE 2024 

Prevê-se que o novo Acordo-Quadro OCRE 2024 tenha início em dezembro de 2024 e que vigore por um período de 5 anos. O objetivo passará por licitar serviços em nuvem IaaS+ (IaaS, PaaS e SaaS), resultando em acordos-quadro a serem utilizados por instituições nos países participantes.  

Neste novo acordo, espera-se uma maior afluência por parte dos fornecedores, devido ao consumo crescente de serviços Cloud no OCRE 2020. A oferta de serviços e de plataformas deverá também aumentar, já que poderão existir até três fornecedores por Plataforma/Solução e por país. Neste contexto, a Géant antecipa receber entre 2000 e 3000 propostas, na fase de seleção de fornecedores.  

A FCT, em colaboração com a Sec-Geral, irá participar na equipa de avaliação e pontuação das propostas, entre final de janeiro e julho de 2024. Esta fase, que agora se inicia, foi antecedida pelo convite dirigido a instituições elegíveis, para manifestação de interesse em participar. Neste processo, o perfil elegível foi alargado a instituições, que, de alguma forma, contribuem para a educação da sociedade.  

Em Portugal, as manifestações de interesse no OCRE 2024 foram 93% superiores face ao OCRE 2020, com um aumento assinalável no número de Unidades de Investigação e Desenvolvimento e com duas adesões afetas à área da Cultura

A Lista de Instituições Aderentes ainda se encontra em aberto, mas encerrará durante o mês de janeiro de 2024, em data-limite por a anunciar pela Associação Géant. A atual lista com as entidades que já aderiram ao OCRE 2024 pode ser consultada em  https://www.fccn.pt/computacao/cloud-ocre/

Últimos artigos