keynote speaker apresenta a sua talk na sessão plenária de dia 16 de abril.

O biólogo e especialista em ciências marinhas, natural da Ilha da Madeira, João Canning Clode – fundador e coordenador do MARE-Madeira e Investigador Principal na Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação (ARDITI) – é o orador principal do encontro anual da comunidade FCCN.  

O também vice-diretor do MARE – Centro de Ciências do Mar e Ambiente, uma das maiores unidades de I&D, investigação e desenvolvimento, em Portugal, é orador na sessão plenária das Jornadas FCCN, que se realiza a 16 de abril, a partir das 9h00, no Auditório de Centro de Congressos da Madeira.  A apresentação intitula-se Para além do azul: Convergência da Ciência e Sociedade na Conservação dos Oceanos para as futuras gerações.  

João Canning Clode respondeu a algumas perguntas sobre a sua participação nas Jornadas FCCN 2024, revelando mais detalhes sobre o que vai estar em destaque na sua sessão.  

“As jornadas permitirão destacar a região como um potencial centro de excelência em investigação e inovação, mas também promovem a integração e colaboração entre a comunidade científica local e especialistas nacionais e internacionais”, refere João Canning Clode.  

O que o motivou a aceitar o convite para ser keynote speaker das Jornadas FCCN 2024? 

O convite para ser keynote nas Jornadas FCCN 2024 representa, para mim, uma oportunidade única para partilhar os avanços na investigação na conservação dos oceanos, um tema que está no coração do nosso trabalho no MARE-Madeira. 

A possibilidade de dialogar e trocar experiências com vários players ligados à ciência, tecnologia, mas também à sociedade é uma forma de multiplicarmos os nossos esforços e termos um impacto positivo na conservação marinha. A FCCN, sendo uma referência na promoção do conhecimento e inovação em Portugal, oferece o palco ideal para esse debate. 

De que forma o trabalho desenvolvido no MARE – Centro de Ciências do Mar e Ambiente estará refletido na sua apresentação?   

Na minha apresentação, refletirei sobre como a investigação e projetos desenvolvidos no MARE-Madeira estão a contribuir para o avanço do conhecimento sobre os ecossistemas marinhos. Abordarei as principais ameaças à perda de biodiversidade, nomeadamente as alterações climáticas, espécies invasoras, mas também o lixo marinho. Não menos importante, destacarei como a colaboração interdisciplinar e internacional e como a participação comunitária são essenciais para o sucesso da nossa missão.

Considera que um evento como este é importante para a Região da Madeira? 

Sem dúvida, eventos como as Jornadas FCCN têm um valor imenso para a Madeira. As Jornadas permitirão destacar a região como um potencial centro de excelência em investigação e inovação, mas também promovem a integração e colaboração entre a comunidade científica local e especialistas nacionais e internacionais. Esta é uma oportunidade de mostrar o potencial único da Madeira na investigação marinha e ambiental. 

Que impacto espera que tenha a presença de tantos profissionais e entidades das áreas tecnológica e científica no Funchal? 

Penso que essa presença poderá servir de catalisador para a inovação e colaboração. Espero que este encontro amplie o diálogo sobre os desafios globais que todos enfrentamos, especialmente, em temas tão críticos como as alterações climáticas, a conservação dos oceanos e a sustentabilidade.  

Em que medida os serviços da FCCN ajudam o MARE a desenvolver as suas atividades? 

Os serviços da FCCN são fundamentais para ampliar nosso acesso a recursos digitais avançados, permitindo-nos realizar investigação de qualidade e colaborar eficazmente com os parceiros nacionais e internacionais. Destacaria as plataformas b-on e Colibri. 

Estarão em destaque as principais tendências e inovações tecnológicas. Considera que estas terão também impacto no ecossistema marítimo e ambiental?  

Certamente, as inovações tecnológicas desempenham um papel transformador na investigação marinha e ambiental. Ferramentas avançadas de monitorização e análise de dados, por exemplo, suportam a nossa capacidade de entender os complexos sistemas oceânicos e de responder a desafios ambientais. 

João Canning Clode é ainda Coordenador do Observatório do Mar da SEDES-Madeira e, atualmente, presidente de um dos Grupos de Peritos do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES). Em 2023, foi distinguido pelo programa Edinburgh Ocean Leaders. É autor de mais de 120 publicações científicas e a sua investigação tem recebido cobertura mediática em vários países. 

Conheça mais sobre o programa das Jornadas FCCN 2024 e inscreva-se em https://indico.fccn.pt/event/29/registrations/37/ 


Últimos artigos