O que é o serviço Memorial do Arquivo.pt? Qual a sua relevância e utilização? Em entrevista, o gestor do Arquivo.pt, Daniel Gomes, traz-lhe a resposta a esta e outras perguntas. 

#1 Em que contexto foi criado o serviço Memorial do Arquivo.pt? Quais os seus principais objetivos? 

Existem websites históricos que já não são atualizados com novos conteúdos, mas que têm de ser mantidos online porque disponibilizam informação importante, como por exemplo, os websites de projetos concluídos. O serviço Memorial do Arquivo.pt oferece uma preservação de alta-qualidade do conteúdo destes websites históricos com a possibilidade de manutenção do domínio original. 

#2 O serviço assume-se como uma resposta a vários tipos de problemas que podem surgir a partir de websites que deixam de ser atualizados. Quais são estas questões e de que forma é que o Memorial do Arquivo.pt as resolve? 

Algumas organizações vêem-se na obrigação de investir significativos recursos para manter um elevado número de websites históricos criados ao longo do tempo. O custo de manutenção destes websites aumenta com o passar do tempo devido à obsolescência das tecnologias que os suportam e que muito frequentemente causa perigosas vulnerabilidades de segurança.

Através do Memorial do Arquivo.pt, os proprietários de websites históricos conseguem preservar as informações online que publicaram, mas não precisam investir permanentemente em infraestrutura (ex. servidores, eletricidade, sistema de gestão de conteúdos), nem alocar recursos humanos de TIC para manter os seus websites históricos. Apenas necessitam de manter a titularidade do domínio do website.

#3 Que tipo de entidades podem recorrer ao serviço Memorial do Arquivo.pt? Quais são alguns exemplos de organizações a que pode ser útil? 

Nesta fase inicial do serviço, todas as entidades da Administração Pública podem solicitar o serviço sem custos. O Memorial do Arquivo.pt pode ser prestado a outras entidades mediante o estabelecimento de um protocolo de colaboração.

Por exemplo, o site www.umic.pt pertencia a uma organização governamental denominada UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento que cessou atividades em 2012. O Arquivo.pt preservou a informação publicada online por este website que foi posteriormente desativado. Note-se que se os utilizadores da web pesquisarem num motor de busca por “UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento” continuam a receber os resultados do website www.umic.pt, apesar do seu conteúdo estar agora a ser servido pelo Memorial do Arquivo.pt.

#4 Qual o balanço que faz do percurso realizado por este serviço? Existem algumas estatísticas que evidenciem o seu impacto?

O serviço tem amadurecido de forma gradual e com ponderação porque se trata de um serviço inovador único no mundo. Neste momento existem 62 websites preservados no Memorial, cujas informações de outra forma se teriam perdido irremediavelmente. Destaco por exemplo o portal académico Degois.pt, que foi substituído pelo novo CienciaVitae, e que já recebeu 12 400 utilizadores desde que passou a ser preservado no Memorial a partir de maio de 2021.

#5 Recentemente, o Arquivo.pt adicionou novas soluções ao seu catálogo de serviços. O que nos pode contar sobre estas ferramentas? 

Pela sua utilidade, destaco o arquivo404 (https://arquivo.pt/arquivo404) e o Save Page Now (https://arquivo.pt/savepagenow). 

O arquivo404 oferece uma solução para o problema das páginas que deixaram de existir nos websites (Erro 404 – Página não encontrada). Basta inserir uma única linha de código na página que gera a mensagem de erro 404, e se a página existir no Arquivo.pt é apresentado um link para que o utilizador possa visitar esta versão.

O SavePageNow permite arquivar uma página em alta-qualidade, incluindo por exemplo vídeos, no exato momento em que o utilizador faz o pedido. Os conteúdos arquivados serão posteriormente integrados no acervo do Arquivo.pt.

Qual a relevância do Arquivo.pt para os cidadãos portugueses? 

A Inteligência Artificial baseia-se em algoritmos, computadores e dados. O acesso a algoritmos eficientes e computadores poderosos é cada vez mais fácil. Por outro lado, é cada vez mais difícil ter acesso aos dados, por exemplo, para realizar trabalhos de investigação científica ou até mesmo para relembrar qualquer evento do nosso passado recente. 

O Arquivo.pt é um serviço público único no mundo que fornece acesso a dados históricos e que pode ser útil a todos os cidadãos portugueses. Apelo a que nos ajudem a divulgar o Arquivo.pt, para que mais pessoas o conheçam e tirem partido deste valioso património nacional. Além disso, todos os anos podem vir a concorrer ao Prémio Arquivo.pt. 

Outros artigos relacionados