Em 2022, o Dia Mundial da Preservação Digital celebrou-se no dia 3 de novembro. Para assinalar esta data, a Unidade FCCN vai, durante todo o mês, destacar este tema. Começamos por lhe explicar o que é afinal a Preservação Digital e qual o papel relevante que ocupa na atualidade.  

De acordo com a UNESCO, a Preservação Digital consiste em todos os processos que têm como objetivo garantir o acesso continuado a materiais digitais. Tendo em conta que o contexto que vivemos, marcado pela elevada produção e consumo de informação e conteúdos digitais, é fácil compreender como esta área é especialmente relevante, ao cumprir o objetivo de assegurar a continuidade do património digital existente. 

Pensando em concreto no mundo online, a volatilidade da informação digital fica clara no seguinte dado estatístico: diariamente, são publicadas milhões de páginas na Web, sendo que 80% desta informação vai desaparecer no prazo de um ano, tornando-se inacessível. Os trabalhos na área de preservação digital permitem tornar esta informação acessível para consulta e análise. 

De forma a consciencializar as populações para a importância desta atividade, a Digital Preservation Coalition instituiu o Dia Mundial da Preservação Digital, que se celebra na primeira quinta-feira de cada mês. O dia é celebrado por redes de preservação digital em todo o mundo, partilhando os benefícios e oportunidades que nascem do trabalho desta comunidade. Em 2022, o tema central desta celebração é “Data for All, For Good, Forever”. 

A Unidade FCCN integra um serviço que trabalha na área da Preservação Digital – o Arquivo.pt, que preserva informação arquivada da Web desde 1996. Toda a informação recolhida e preservada é também processada para que se torne pesquisável e acessível a qualquer cidadão. Este acesso é providenciado através de um motor de busca que permite a qualquer pessoa “viajar no tempo”, através dos sites.

Se tem interesse em aprofundar a sua informação sobre este tema, o gestor do Arquivo.pt, Daniel Gomes, tem publicado alguns artigos sobre preservação digital, destacando, por exemplo, o seu papel na Ciência Aberta ou a forma como permite combater ações de desinformação. Pode ainda visitar a página do Arquivo.pt para saber mais sobre este serviço da Unidade FCCN. 

Últimos artigos