Outubro é, desde 2022, o Mês das Competências Digitais. Através do serviço NAU, a Unidade FCCN participa na missão de aumentar os índices de qualificação digital da população portuguesa, com a promoção de uma cultura de conhecimento e aprendizagem contínua.

Em 2018, o Governo assumiu um objetivo: subir os níveis de literacia digital dos 53% para os 80%, até 2030. Paralelamente, outras iniciativas têm sido levadas a cabo, como o programa “Eu Sou Digital”, lançado em julho de 2021, que pretende qualificar digitalmente um milhão de pessoas até ao final do presente ano.

Com o mesmo propósito, em 2022, foi criado o Mês das Competências Digitais, que se assinala em outubro. “[Este é o] mês dedicado a tomarmos consciência coletiva da importância do investimento no capital humano”, afirmou o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, no lançamento da iniciativa.

Em 2023, sob o lema #tratarodigitalportu, volta a celebrar-se o Mês das Competências Digitais, durante o qual serão destacados vários projetos, programas e iniciativas que promovem a capacitação digital em Portugal. Nesse sentido, a Unidade FCCN, através do seu serviço NAU, vai participar no evento que culmina esta mobilização: o Fórum das Competências Digitais, a 30 de outubro.

“Tão importante como ler”

Os esforços realizados neste âmbito pretendem oferecer à população portuguesa conhecimentos e competências essenciais. “Fornecer as competências básicas para que as pessoas possam ter essa literacia digital” é, atualmente, “tão importante como aprender a ler ou a fazer contas”, afirmou ao semanário Expresso o presidente da Deco, Vasco Colaço.

De acordo com a Comissão Europeia, a literacia digital consiste nas habilidades e competências necessárias para apresentar, trocar ou produzir informação, bem como comunicar e participar em redes colaborativas via Internet. Cada vez mais, estas capacidades são importantes para promover a autonomia, o pensamento crítico, a criatividade e a interação dos cidadãos e cidadãs. Nas palavras da ativista de direitos digitais, Francella Ochillo, “numa sociedade digital, os direitos digitais são direitos civis”.

A necessidade de mudança fica clara nos números: em 2021, dois em cada dez portugueses nunca tinham utilizado a Internet. Contudo, a literacia digital é hoje fundamental para uma verdadeira inserção dos cidadãos na sociedade. Basta-nos pensar como as tecnologias digitais são hoje importantes, por exemplo, para fazer novas conexões e novas aprendizagens ou encontrar emprego, estar atualizado e compreender a pegada digital, garantindo a nossa segurança.


O papel da Unidade FCCN

Desde a sua fundação, a NAU tem como uma das suas principais metas aumentar os índices de qualificação digital da população. “Estimular a literacia digital”, pode ler-se nos objetivos do projeto, aludindo a esta componente essencial. Esta meta, por sua vez, relaciona-se com as restantes: a promoção de uma cultura de conhecimento e aprendizagem contínua, em particular na população portuguesa, ao possibilitar o ensino e formação a comunidades alargadas de utilizadores.

São estas características que tornam a NAU essencial no cumprimento da missão do fomento da literacia digital. Através dos Cursos Abertos, Massivos e Online (MOOC) é possível comunicar massivamente, levando até aos cidadãos as aprendizagens mais relevantes, respondendo às suas necessidades. É por essa razão que a NAU faz parte das ações transversais da iniciativa Portugal INCoDe.2030, ao promover o desenvolvimento digital, a inclusão e a literacia digitais, educação e qualificação da população ativa.

Últimos artigos