“SavePageNow” e “Arquivo404” juntam-se à oferta de serviços prestados pelo Arquivo.pt na sua missão de preservar a informação publicada na Web. Saiba mais sobre estas duas ferramentas que se encontram à sua disposição.

No início de 2022, o Arquivo.pt lançou uma nova versão que incluiu um novo serviço – o SavePageNow. Através desta ferramenta, qualquer pessoa pode gravar uma página Web para ser preservada pelo Arquivo.pt. Para tal, apenas necessita de inserir o endereço da página e navegar pelos respetivos conteúdos.

Este novo serviço do Arquivo.pt foi inspirado num projeto criado pelo Internet Archive, permitindo a todos os utilizadores da Internet contribuir opara a preservação de informações importantes que sejam publicadas online. Pode saber mais sobre este serviço do Arquivo.pt online.

Outro dos serviços lançados em 2022 pelo Arquivo.pt procura responder a uma outra necessidade – oferecer uma solução às mensagens de “Erro 404 – Página não encontrada” que podem surgir em qualquer site. Através do arquivo404, este problema pode ser solucionado facilmente, bastando inserir uma única linha de código na página que gera a mensagem de erro.

Graças a esta solução, quando um utilizador tenta aceder a uma página que não se encontra disponível num website, o arquivo404 “verifica automaticamente se existe uma versão dessa página preservada”, explica o Arquivo.pt, no seu site. Caso essa versão exista, é apresentado um link para a mesma.

Saiba mais sobre os dois serviços: SavePageNow e arquivo404.

Outros artigos relacionados