No âmbito das comemorações da semana internacional da Ciência Aberta, a FCT, através da unidade FCCN, organiza, no próximo dia 24 de outubro, o webinar “Ciência Aberta: Comunidade, Acesso e Colaboração“.

O objetivo desta celebração é promover uma maior consciencialização das vantagens e das práticas associadas à Ciência Aberta. Esta é entendida como a atividade científica realizada de forma aberta, colaborativa e transparente, que promove a partilha e comunicação de processos e resultados.

O webinar terá como foco um conjunto de temas decorrentes da atividade da FCT na área da Ciência Aberta, nomeadamente os acordos transformativos celebrados pela b-on com editores de publicações científicas que permitem a publicação em acesso aberto; a futura Política de Acesso Aberto a Publicações Científicas Resultantes de Financiamento da FCT; a retenção de direitos de autor como forma de promover o acesso aberto; e os dados de investigação.

Esta iniciativa tem como principais destinatários a comunidade de investigadores, gestores de ciência, estudantes e todos os interessados na temática da Ciência Aberta. O webinar Ciência Aberta terá início às 14h15, com duração de 1h30.

A participação é livre, mas os interessados devem efetuar a inscrição prévia aqui.

Últimos artigos