A partir de dia 1 de março, a Unidade FCCN vai para celebrar as contribuições das mulheres nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), aderindo à campanha da sua congénere europeia, a rede GÉANT.  

O mês de março é reconhecido internacionalmente como o Mês da História das Mulheres (Women’s History Month). “Esta é a oportunidade perfeita para celebrar as contribuições de mulheres nas áreas STEM e de empoderar gerações futuras a aumentar a representação feminina”, explica a GÉANT.  

Por essa razão, a GÉANT e a sua comunidade de NRENs irá dinamizar, ao longo do mês de março, a campanha #WomenInStem, partilhando breve testemunhos de participantes de várias nacionalidades e outras entrevistas mais longas. As várias contribuições vão ser publicadas nas redes sociais da GÉANT abordando tópicos como a importância da diversidade, os desafios e obstáculos colocados às mulheres ou o poder da colaboração feminina. 

Durante o mês de março, a Unidade FCCN junta-se novamente a esta campanha e publicará também vários testemunhos de mulheres que trabalham na área da ciência e investigação.

Com esta campanha, procuramos também enfatizar um ponto importante sobre o porquê destas áreas necessitarem ainda de mais aliados masculinos que defendam uma maior igualdade de género:
Sem que os homens se juntem à conversa, e contribuam na promoção da representação feminina para estas áreas, este assunto passa a ser simplesmente tratado como uma “questão feminina”, apenas discutida por mulheres e para uma audiência estritamente feminina – algo que não é claramente o objetivo. Uma vez que os homens ainda dominam os campos STEM em número, precisam de ser partes integrantes no esforço por ambientes de trabalho mais solidários e inclusivos.

Ao longo do mês de março, siga-nos nas nossas redes sociais e acompanhe as várias partilhas:  

Para saber mais cobre a campanha, visite: https://connect.geant.org/womeninstem 

Últimos artigos