A Inteligência Artificial (IA) deixou há muito de ser uma tecnologia em desenvolvimento e com potencial, sendo hoje considerada indispensável em múltiplos setores. No entanto, a sua adoção na área da Educação, assente na disponibilização a alunos, professores e investigadores, exige esforços e cuidados redobrados, que garantam a igualdade de acesso e um enquadramento seguro e equitativo.
É neste contexto que surge, em Portugal, o IAedu, a solução digital desenvolvida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua unidade de serviços digitais FCCN, e criada em parceria com a Microsoft Portugal.
Lançada em maio de 2025, a iniciativa tem uma ambição clara: democratizar o acesso à IA no Ensino Superior e Investigação, colocando modelos de linguagem de larga escala (LLM) — como o OpenAI GPT-4o, OpenAI o4-mini e o Mistral — ao seu alcance. Através de uma única plataforma, o acesso é feito com recurso à autenticação federada, via credenciais institucionais dos utilizadores, o que permite ao IAedu quebrar barreiras técnicas e financeiras e garantir que a academia portuguesa explora de forma igualitária os potenciais da IA.
Agentes Virtuais Personalizados
A criação de agentes virtuais personalizados, que vêm desempenhar funções específicas de acordo com as necessidades de cada utilizador ou instituição, é já uma funcionalidade disponível aos utilizadores. Reservada ao perfil de Professor, esta opção permite que este disponibilize aos seus alunos, por exemplo, um assistente temático dedicado a uma determinada unidade curricular. Para tal, o professor alimenta este agente com as suas bases de conhecimento, tornando-o fiável e em linha com a sua metodologia de ensino.
Atualmente em fase piloto, o IAedu já conta com as primeiras instituições aderentes, que neste momento testam a solução e partilham o seu feedback, com vista à preparação e aperfeiçoamento do serviço para uma disponibilização mais alargada às instituições de ensino e investigação portuguesas.
Um Convite à Inovação no Ensino e na Investigação
Ao desenvolver esta solução, um dos objetivos centrais da FCT/FCCN passa por assegurar a sua utilização responsável e segura, oferecendo garantias acrescidas de proteção, através do acesso centralizado. Além disso, os dados dos utilizadores não são usados para treinar os modelos, preservando a sua privacidade.
O IAedu contribui assim para a construção de um ecossistema regulado e confiável no uso da Inteligência Artificial, oferecendo ao Ensino Superior e à Investigação portuguesa uma infraestrutura desenhada à imagem das suas necessidades.
Além de um marco de relevo para o posicionamento de Portugal na adoção responsável e inovadora desta tecnologia em contexto académico, o IAedu é um convite à inovação. É uma oportunidade para inovar na forma como ensinamos, investigamos e colaboramos, sem deixar ninguém para trás.











