Em apenas 5 edições, o Concurso de Projetos de Computação Avançada promovido pela FCT, através da sua unidade de serviços digitais FCCN, atinge este marco emblemático – mais de 1000 projetos aprovados.
Este feito revela o papel de relevo da iniciativa para a investigação científica e tecnológica nacional e simboliza uma trajetória de crescimento consolidado e de confiança da comunidade científica no modelo de financiamento nacional que apoia com recursos computacionais de alto desempenho.
O Concurso de Projetos de Computação Avançada: desde 2021 até hoje
Lançado em 2020, o Concurso de Projetos de Computação Avançada tem como objetivo aumentar a competitividade nacional e internacional da ciência, promover a inovação e a transferência de conhecimento, e reforçar competências institucionais no uso de recursos HPC, Cloud e de visualização avançada.
O reforço de capacidade das equipas de investigação e das empresas para desenvolver ciência e tecnologia de ponta tem base nos instrumentos de acesso — A0 (Experimental), A1 (Desenvolvimento), A2 (Regular) e A3 (Maior Dimensão) — que permitem a equipas, desde iniciantes até projetos com elevadas exigências computacionais, beneficiar de sistemas como os recursos CNCA (CIRRUS & STRATUS), o Deucalion e o MareNostrum 5, supercomputadores financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
Nos quatro primeiros concursos, o Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra (LCA) e o High Performance Computing da Universidade de Évora (HPC-UÉ) tiveram um papel determinante, disponibilizando a capacidade técnica e computacional necessária para impulsionar dezenas de projetos de investigação em áreas tão diversas como ciências da vida, engenharia, ambiente, física ou inteligência artificial. A sua contribuição foi essencial para o crescimento inicial e consolidação da comunidade nacional de utilizadores de computação avançada.
Abertas as candidaturas para a 6.ª edição Passar a barreira dos 1000 projetos é também um impulso simbólico para o futuro: a 6ª edição do concurso de Projetos de Computação Avançada já está em curso, com candidaturas para todas as tipologias de acesso — nos sistemas CNCA, Deucalion e MareNostrum5.
O Serviço de Computação Avançada reafirma a importância de manter este momento de crescimento e confiança, convidando novas equipas a submeterem propostas e a contribuírem para o fortalecimento do ecossistema de computação avançada em Portugal.












