Serviço digital da FCT para a educação e ciência
O IAedu pretende ser o serviço digital da FCT, desenvolvido pela FCCN, que visa democratizar o acesso à Inteligência Artificial.
Esta plataforma faculta o acesso centralizado e simplificado aos modelos de linguagem de larga escala (LLM), economizando tempo e recursos. Disponibiliza num único portal a versão Pro de múltiplos modelos de Inteligência Artificial de forma gratuita, através de autenticação federada individual.
Visa democratizar o acesso — dos estudantes do ensino superior e dos investigadores — a tecnologias emergentes, para promover a equidade e evitar desigualdades na utilização de recursos que podem transformar a aprendizagem e impulsionar a inovação.
Criar sinergias e economias de escala através da contratação e disponibilização centralizada é também o nosso objetivo, garantindo ainda a promoção da eficiência através da partilha de conhecimento e aprendizagem conjunta.
Nasce, assim, o projeto piloto IAedu, que vem completar um conjunto de mais de 25 serviços digitais da FCT, desenvolvidos pela FCCN, que impulsionam a Tecnologia e promovem o Conhecimento em Portugal.
As entidades interessadas em aderir a este projeto piloto devem preencher o formulário de adesão.
A quem se destina
Podem aderir ao serviço IAedu as instituições:
- Ensino Superior
- Investigação e Desenvolvimento
- Instituições sem Fins Lucrativos que tenham como seu objetivo principal atividades de Investigação e Desenvolvimento.
Sobre o IAedu
O serviço IAedu visa integrar tecnologias de Inteligência Artificial (IA) no setor da educação e da ciência em Portugal. Este serviço pretende melhorar a qualidade do ensino e da investigação através da utilização de ferramentas avançadas de IA.
Condições de Utilização
As entidades interessadas em aderir a este projeto piloto devem preencher o formulário de adesão.
Se a sua entidade faz parte da comunidade académica ou científica e ainda não está ligada à Rede RCTS, veja como aderir e poder usar o serviço IAedu.