No próximo dia 24 de outubro, Coimbra será palco do Workshop Nacional de Tecnologias Quânticas – Estratégia Nacional para as Tecnologias Emergentes (ETE).
A iniciativa, que tem início às 9h00, pretende dar voz à comunidade científica e empresarial no processo de definição da Estratégia Nacional para as Tecnologias Quânticas.
O workshop terá como objetivo central ser um espaço de auscultação e debate alargado, reunindo investigadores, empresas e decisores. Ao longo do dia, será apresentado e debatido o panorama nacional em Tecnologias Quânticas, através de intervenções dedicadas à computação, comunicações, sensores e ensino.
Painéis, sessões de discussão e apresentação de posters
O evento contará, entre outros momentos, com um painel sobre os desafios e potencialidades das Tecnologias Quânticas, e terá sessões de discussão para cada um dos seus três pilares – Computação e Simulação, Comunicações e Sensores -, culminando com a apresentação das sínteses elaboradas por cada grupo de trabalho. Durante as pausas de café e almoços, decorrerá a apresentação de posters.
No site oficial do evento estão já disponíveis o enquadramento, o programa provisório e o formulário de inscrição. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória, até ao dia 17 de outubro.
A iniciativa resulta de uma organização conjunta entre o grupo Quantum@UC, da Universidade de Coimbra, e o grupo de Comunicações Quânticas da Universidade de Aveiro, em estreita colaboração com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Agência Nacional de Inovação (ANI) e o PLANAPP, entidades diretamente envolvidas na elaboração do plano estratégico nacional nesta área.
A organização apela a uma ampla participação e divulgação do workshop, sublinhando a importância deste momento para colocar Portugal na linha da frente do desenvolvimento e aplicação das tecnologias quânticas.