A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) lança o InovIA – Vouchers para Inovação, um novo programa de computação avançada que visa democratizar o acesso a supercomputadores de última geração, como o Deucalion e o MareNostrum 5, por parte de Startups e Pequenas e Médias Empresas (PMEs).
Consciente de que a adoção de tecnologias como a supercomputação e a inteligência artificial pode ser determinante para o sucesso de projetos inovadores, a FCT pretende eliminar os principais obstáculos enfrentados pelas empresas, nomeadamente a falta de conhecimento técnico e os elevados custos das infraestruturas computacionais avançadas.
O programa InoVIA foi criado para eliminar essas barreiras e proporcionar o acesso facilitado e gratuito a recursos computacionais avançados, tornando possível a Startups e PMEs terem um ambiente para experimentação e teste de soluções de alto desempenho, sem os custos iniciais normalmente associados ao investimento nesta tecnologia.
O objetivo é garantir que as empresas consigam explorar plenamente o potencial destes recursos, otimizando processos, desenvolvendo novos produtos e melhorando a competitividade no mercado.
O período de submissão de candidaturas está permanentemente aberto até 31 de dezembro de 2026.
Este programa representa um passo importante no reforço da ligação entre a ciência, a tecnologia e o tecido empresarial nacional, consolidando a estratégia nacional de transição digital e inovação baseada no conhecimento.
Quem pode candidatar-se e como concorrer?
O programa está aberto a Startups e PMEs nacionais, bem como a entidades públicas e privadas sediadas em Portugal. Os projetos devem ter um claro foco em inovação, encontrando-se em fase pré-comercial e destinados exclusivamente a fins não lucrativos.
O processo de candidatura será rápido e descomplicado, permitindo que, em poucas semanas, as empresas possam começar a usufruir destes recursos e acelerar os seus projetos tecnológicos.
A candidatura decorre em quatro passos simples:
- Inscrição – preenchimento de formulário online (disponível em Português e Inglês);
- Avaliação – verificação administrativa e técnica no prazo de 5 dias úteis;
- Aprovação – emissão do voucher e assinatura dos termos de aceitação;
- Acesso – criação de conta no Deucalion ou MareNostrum 5.
Cada voucher inicial concede 50.000 CPU core.horas, 1.000 GPU.horas e 1 TB de armazenamento, com uma duração de 6 meses. É ainda possível solicitar reforço de recursos, sujeito a nova avaliação. As candidaturas serão aceites por ordem de chegada, sendo requerida a disponibilidade do candidato para iniciar o projeto nos três meses seguintes à aprovação.
Tal como os já populares Concursos de Projetos de Computação Avançada da FCT, este programa é gerido pela equipa de Computação Avançada da FCCN, a unidade de serviços digitais da FCT.
Para mais informações, consulte a página do concurso ou envie um email para o endereço: computacao-avancada@fccn.pt.