A cerimónia de entrega dos galardões decorreu no dia 5 de julho, no Encontro Ciência 2024. Os vencedores do Prémio Arquivo.pt 2024 foram anunciados pelo Jornal Público, parceiro oficial de comunicação desta edição.

Foi no Encontro Ciência 2024, na Alfândega do Porto, que os melhores trabalhos candidatos ao Prémio Arquivo.pt deste ano receberam as suas distinções. A edição de 2024 teve 27 trabalhos a concurso, tendo sido eleitos três primeiros classificados e três menções honrosas atribuídas pelo jornal Público, o Aveiro Media Competence Center e o .PT.  

A iniciativa tem, anualmente, como objetivo distinguir trabalhos que utilizam informação preservada pelo Arquivo.pt – serviço digital da FCT, desenvolvido através da FCCN, que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas desde 1996. 

1.º lugar: Noticioso – Desafiar percepções

O vencedor do primeiro lugar, que arrecadou 10 000 euros, foi o trabalho “Noticioso – Desafiar percepções”, desenvolvido por Carmen Fonseca e António Ramiro (Equipa Cubbo). 

O projeto consistiu na criação de uma plataforma em que o utilizador pode comparar a cobertura mediática sobre diversos temas através de um jogo. Permite ainda explorar tendências ao longo do tempo através de uma ferramenta analítica.  

Carmen Fonseca e António Ramiro, vencedores do Prémio Arquivo.pt 2024 e Madalena Alves, presidente da FCT

2.º lugar: “Habitação.NET: Uma visão do Mercado de Habitação em Portugal”

O valor de 3 000 euros e a distinção de segundo classificado no concurso foi dada a Diogo Gonçalves com o seu trabalho “Habitação.NET: Uma visão do Mercado de Habitação em Portugal” 

Através de uma ferramenta que permite ao utilizador explorar, de forma interativa, a evolução do valor médio do mercado habitacional e arrendatário português, o projeto faz uma contextualização com notícias publicadas sobre o tema e as políticas de habitação. 

Diogo Gonçalves, segundo classificado do Prémio Arquivo.pt e Madalena Alves, presidente da FCT

3.º lugar: Pegada Lusa 

Com um prémio de 2 000 euros, o projeto “Pegada Lusa”, desenvolvido por Diana Costa e Sérgio Teixeira, veio completar o pódio com o terceiro lugar. 

O projeto mostra a evolução das políticas e iniciativas sustentáveis nas diversas regiões do país, a partir da análise dos projetos e boas práticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Diana Costa e Sérgio Teixeira, tercerios classificados no Prémio Arquivo.pr 2024 e Madalena Alves, presidente da FCT

Prémio Arquivo.pt entrega ainda três menções honrosas 

Menção honrosa Jornal Público 

O Público, parceiro oficial da 7ª edição do Prémio Arquivo.pt, atribuiu a sua menção honrosa ao trabalho “Uma viagem no tempo com o Público e o Expresso“, realizado por Rita Marques Costa e Beatriz Malveiro Jorge. 

Ao analisar e comparar as páginas web do Público e o Expresso, desde 1998, o projeto mostra como evoluíram as versões digitais destes meios de comunicação ao longo do tempo.  

Rita Marques Costa e Beatriz Malveiro, vencedoras da menção honrosa Jornal Público e Francisco Santos, vice presidente da FCT

Menção honrosa AMCC – Aveiro Media Competence Center 

A segunda menção honrosa foi entregue pelo Aveiro Media Competence Center (AMCC) ao trabalho “discordAR: a Proximidade dos Partidos na Assembleia da República”, realizado por Miguel Salema e Sebastião Fonte. Estes responsáveis criaram uma App que mostra a proximidade entre partidos políticos, usando votos na Assembleia da República Portuguesa. 

Miguel Salema e Sebastião Fonte, vencedores da menção honrosa Aveiro Media Competence Center 

Menção Honrosa .PT 

A Associação DNS.PT atribuiu uma Menção Honrosa ao Professor que incentivou a submissão do trabalho “ArquivoNC – o arquivo web do Jornal de Notícias da Covilhã”, promovendo assim a utilização do Arquivo.pt como ferramenta de treino e aprendizagem em contexto de aula.  

A autoria do trabalho foi do aluno Rodrigo Dias da Silva, orientado pelo Professor Ricardo Campos, da Universidade da Beira Interior (UBI). 

Rodrigo Dias da Silva e Ricardo Campos, vencedores da menção honrosa .pt

Prémio Arquivo.pt 2025 já está confirmado 

A próxima edição do Prémio Arquivo.pt já foi anunciada, pelo que em 2025 existirão novos prémios para os melhores trabalhos desenvolvidos com recurso ao Prémio Arquivo.pt.  

Novas informações serão divulgadas brevemente em https://sobre.arquivo.pt/pt/colabore/premios-arquivo-pt/ 

Outros artigos relacionados