Todos os dias, milhares de investigadores, a nível nacional, recorrem às soluções digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, disponibilizadas através da FCCN, para criar conhecimento e ciência. 

Conheça aqui alguns dos principais serviços que levamos à comunidade científica nacional.

#1 b-on

A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) celebra, em 2024, 20 anos de existência. Ao longo destas duas décadas, tem garantido à comunidade académica e científica acesso ilimitado e permanente a milhares de publicações de alguns dos mais importantes fornecedores de conteúdos.

#2 RCAAP

O RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto acede a vários repositórios institucionais portugueses, facilitando a pesquisa dos investigadores através de palavras-chave. Esta é uma forma de aumentar a divulgação e visibilidade dos trabalhos que estes desenvolvem. 

#3 PTCRIS

O PTCRIS é um programa que tem vindo a simplificar a atividade dos investigadores nacionais. Através da criação de um ecossistema integrado é hoje mais simples aceder a informação relevante e gerir a atividade científica. 

#4 Polen

Este projeto vem dar resposta às necessidades da comunidade científica e de ensino na área de Gestão de Dados de Investigação (GDI). Visa promover os princípios e a prática da Ciência Aberta, assegurando aos investigadores a partilha e a preservação dos dados gerados no âmbito de projetos financiados com fundos públicos.

#5 CIÊNCIA VITAE

A plataforma CIÊNCIA VITAE consiste numa base de dados de investigadores que reúne informações como o seu identificador, formação, cargos, competências, área de investigação, publicações, afiliação, entre outros. Com esta informação, permite criar, gerar e promover o seu curriculum vitae de forma rápida e simples.

#6 CIÊNCIA ID

Este é um sistema de identificação para o ecossistema científico nacional, que permite que cada investigador se autentique através de uma única conta. Agrega todo o seu percurso na área científica, reduzindo a burocracia.

#7 Arquivo.pt

A obtenção de informação credível é uma condição fundamental para o trabalho de qualquer cientista e investigador. O Arquivo.pt ajuda nesta missão, em específico nos casos em que os registos necessários já não se encontram disponíveis online. 

Este serviço preserva milhões de ficheiros recolhidos da web desde 1996, sendo cada vez mais utilizado como fonte para trabalhos científicos. 

#8 Indexar

O projeto Indexar possibilita o acesso a uma lista completa e credível de recursos digitais nacionais na área da Ciência e da Cultura, sendo por isso uma mais-valia para qualquer investigador ou cientista. 

Este diretório, além de agregar repositórios e revistas, dá a possibilidade de integração da informação com agregadores temáticos ou diretórios internacionais. 

#9 OCRE

Este é um projeto que garante aos cientistas e investigadores nacionais o acesso a ferramentas de serviços cloud. Em 2021, a Associação Géant, representada por 40 NRENs (National Research and Education Networks, negociou um acordo quadro pan-europeu de serviços Cloud, designado OCRE 2020, por um período de 4 anos. 

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) ficou responsável por agilizar os processos necessários à contratação entre as Entidades Confirmadas e os fornecedores. Terminado este período de quatro anos, o novo Acordo-Quadro OCRE 2024 terá início em dezembro de 2024 e vai vigorar por um período de 5 anos. O objetivo passará por licitar serviços em nuvem IaaS+ (IaaS, PaaS e SaaS), resultando em acordos-quadro a serem utilizados por instituições nos países participantes.  

Conheça mais sobre estas e outras soluções digitais para investigadores, visitando o nosso catálogo de serviços.

Últimos artigos