Em janeiro, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Centro Nacional de Computação Avançada (CNCA) organizam dois workshops presenciais da BSC AI Factory, dedicados à exploração do potencial dos Large Language Models (LLM). Os eventos irão demonstrar como o supercomputador Deucalion pode contribuir para a inovação tecnológica e empresarial através destas ferramentas avançadas. 

Destinados a startups, PME, investigadores, gestores de inovação, centros tecnológicos e entidades públicas, estes workshops visam capacitar os participantes para a adoção estratégica de soluções de Inteligência Artificial (IA), combinando conhecimento teórico, demonstração de casos de uso reais e uma forte componente prática. 

Ao longo das sessões, será apresentado o projeto BSC AI Factory, bem como exemplos concretos de aplicação de LLM em contextos reais. Um dos destaques do programa é a apresentação do caso de uso LLM Amália, pelo Professor João Magalhães, integrado na sessão de Lisboa. Os participantes terão ainda a oportunidade de participar numa atividade hands-on, utilizando o supercomputador Deucalion, onde poderão aprender a construir e experimentar soluções baseadas em LLM. 

Além da vertente técnica, os workshops promovem a partilha de experiências, o networking e a criação de oportunidades de colaboração, incentivando o desenvolvimento de novos projetos e a integração da IA em processos organizacionais e empresariais. 

Inscrições Abertas 

A participação é gratuitamediante inscrição prévia. Após a inscrição, os participantes receberão por email todas as informações logísticas e detalhes de acesso. 

Estes workshops constituem uma oportunidade única para aprender, experimentar e cocriar soluções de Inteligência Artificial com impacto real, tirando partido de infraestruturas de Computação Avançada ao serviço da inovação em Portugal. 

Outros artigos relacionados