Arquivo.pt: o papel da Preservação Digital na Ciência Aberta

Conhecimento

Escrito por Daniel Gomes - 05 Novembro 2020

O gestor do Arquivo.pt, Daniel Gomes, revela alguns dos passos dados para o cumprimento da missão  de “preservar a informação publicada na Web para fins científicos e académicos”. ler mais

É importante não baixar a guarda no que toca aos cuidados de cibersegurança.

Segurança

Escrito por Carlos Friaças - 01 Outubro 2020

O gestor do serviço de cibersegurança (RCTS CERT) da FCCN, Carlos Friaças, tece algumas considerações sobre a cibersegurança na Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS) durante a pandemia. ler mais

Regresse às aulas com a FCCN. Conheça 8 serviços para a comunidade de Ensino Superior

Colaboração Conhecimento

15 Setembro 2020

Se é professor ou estudante do Ensino Superior, conheça as suas opções para um arranque de ano letivo em que o ensino presencial poderá ser alternado com o ensino a distância. ler mais

A Plataforma NAU em 5 palavras

Conhecimento

14 Agosto 2020

A NAU é uma plataforma online gerida pela FCCN, pioneira a nível nacional no suporte ao ensino e formação de grandes grupos. Conheça as 5 das dimensões que constituem esta plataforma de cursos para grandes audiências.  ler mais

Que serviços FCCN podem ajudar os estudantes?

Colaboração Conhecimento

21 Maio 2020

O cenário de contingência vivido levou milhares de estudantes de Ensino Superior a utilizar o Colibri. Conheça seis outros serviços da FCCN que podem fazer a diferença na experiência académica estudantil. ler mais

A pandemia do phishing continua

Segurança

Escrito por Carlos Friaças - 07 Maio 2020

O gestor do serviço de cibersegurança da unidade FCCN (RCTS CERT), Carlos Friaças, explica os perigos que, em tempo de pandemia, derivam de diversas campanhas de phishing.  ler mais

«A b-on é instrumental no acesso ao conhecimento científico»

06 Maio 2020

A gestora da b-on, Joana Novais, destaca algumas das características que distinguem este serviço da Unidade FCCN, sublinhando a sua importância, face à evolução do paradigma da investigação científica.  ler mais