Prevê-se que o Acordo Quadro “OCRE – 2024” tenha início no final de 2024 e vigore por um período de 5 anos. O período de adesão ao OCRE 2024 foi prorrogado para o mês de janeiro de 2024, com a data-limite a ser confirmada oportunamente. O atual, e primeiro, Acordo Quadro OCRE está a decorrer até novembro de 2024.

A Associação GÉANT, que agrupa as redes nacionais de investigação e ensino da Europa, tem celebrado sucessivos Acordos Quadro à escala europeia, para serviços cloud comerciais. A FCT, membro nacional na Associação GÉANT, tem promovido, através da sua unidade FCCN e em articulação com a Secretaria-Geral, os referidos Acordos Quadro junto das comunidades nacionais de ensino superior e investigação. O Acordo Quadro atualmente em vigor, obteve em Portugal resultados muito significativos, com 14 entidades nacionais contratantes. 

Para o futuro Acordo Quadro, a FCT lançou um convite a manifestações de interesse, que obteve uma resposta histórica, sem precedentes, com mais de 100 entidades nacionais a confirmarem o seu interesse. 

À semelhança dos processos anteriores, para se poder beneficiar das condições contratuais do futuro acordo quadro, as entidades têm de sinalizar o seu interesse. 

Esta sinalização de interesse deve ocorrer, através do envio de email para InfoCloudOcre@fccn.pt 

Para mais informações, consultar https://www.fccn.pt/computacao/cloud-ocre/ 

Últimos artigos