imagem decorativa

Do conjunto de atividades/serviços desenvolvidos no âmbito do RCAAP destacam-se os seguintes:

Portal RCAAP – O Portal RCAAP é a componente central do projeto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. Constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de caráter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos pelos repositórios que integram a rede, quer nacionais, quer brasileiros.

Sítio Web do projeto – concentra toda a informação relevante relacionada com o projeto RCAAP

Diretório Luso-Brasileiro – O serviço de diretório pretende disponibilizar num ponto único uma lista completa e exaustiva dos repositórios e revistas científicas de Acesso Aberto disponibilizadas em Portugal e no Brasil.

Serviço de alojamento de revistas científicas – O SARC – Serviço de Alojamento de Revistas Científicas foi criado para desenvolver a publicação online de revistas científicas em Portugal, facilitando a gestão de revistas científicas e apoiando nas melhores práticas. O serviço assenta na plataforma de publicação e gestão de publicações OJS – Open Journal System, um sistema open source com uma ampla comunidade de utilizadores e forte impacto no domínio open access. Consulte as revistas alojadas no serviço em: http://revistas.rcaap.pt

Dados Científicos – O Serviço de Alojamento de Repositórios de Dados Científicos (SARDC) pretende disponibilizar uma plataforma para o livre acesso aos dados criados e utilizados no âmbito do trabalho de investigação de instituições de âmbito nacional. O serviço está disponível em: http://dados.rcaap.pt.

Adicionalmente, o RCAAP realiza, desenvolve e executa atividades nos domínios da promoção do movimento de acesso aberto, serviços de apoio (em especial aos gestores de repositórios), elabora normas e define procedimentos. Obtenha mais informação sobre os serviços RCAAP na página Web do projeto.