No passado mês de setembro, realizou-se, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN – Natal, Brasil), a 14ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta, em parceria com os Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho (USDB), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

A ConfOA pretende reunir as comunidades dos países lusófonos que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com a Ciência Aberta em todas as suas vertentes, nomeadamente o Acesso Aberto à Informação Científica e os Dados de Investigação. Assim, a ConfOA assume-se como o espaço privilegiado para promover a partilha, discussão e divulgação de conhecimentos, práticas e investigação sobre estas temáticas, em todas as suas dimensões e perspetivas.

No sentido de promover a sua generalização na comunidade, a ConfOA adota boas práticas de Ciência Aberta, nomeadamente: a revisão por pares aberta; a exigência da disponibilização dos dados de investigação utilizados nos trabalhos, devendo ser submetidos em paralelo com a proposta; a utilização de identificadores persistentes dos autores e a atribuição de identificadores persistentes aos trabalhos aceites e publicados.

É cada vez mais notória a crescente maturidade e abrangência dos temas abordados, sem descurar o histórico temático do evento e a continuidade do propósito da Ciência Aberta. A próxima edição do ConfOA irá realizar-se em 2024, no Porto. Pode rever as apresentações deste ano em: https://confoa.rcaap.pt/2023/programa2023/

ConfOA 2023 em números

Ao longo dos quatro dias de conferência, estiveram presentes cerca de 277 participantes.

O evento disponibilizou aos convidados um programa repleto de atividades e conteúdos:

  • 49 posters
  • 25 pechas kuchas
  • 14 comunicações
  • 3 workshops
  • 3 demos
  • 2 painéis
  • 2 convidadas internacionais

Últimos artigos