abril – julho | 15:00 – 16:30

  Evento Online

Mais informação

Ciclo de Webinars

Este ciclo de Webinars é uma iniciativa do Projeto “Para sempre”, uma colaboração entre a Biblioteca de Arte e Arquivos da Fundação Calouste Gulbenkian e o Arquivo.pt no âmbito da Infraestrutura ROSSIO.

Os Webinars são orientados à comunidade de artistas, curadores, galeristas e produtores de eventos, abertos também a qualquer pessoa interessada em saber mais sobre a preservação de sítios Web.

Visite a informação sobre o PROJETO PARA SEMPRE

Webinars:

O Arquivo.pt e a preservação da memória digital

29 abril / 15:00 – 16:30

Webinar apresentado por Daniel Gomes e dedicado ao tema da preservação da memória digital e ao Arquivo.pt, com enfoque no caso dos websites relacionados com os artistas, galerias e outras entidades do panorama nacional. O Arquivo.pt é um serviço público que preserva páginas Web e conteúdos que remontam a 1996, tornando acessíveis os seus conteúdos para fins de memória e de investigação.


Recomendações para criar Websites preserváveis para o futuro

27 maio / 15:00 – 16:30

Webinar com apresentação de Daniel Gomes. Trata das boas práticas necessárias para que um website seja preservável. Apresenta recomendações técnicas de publicação na Web para que a sua informação digital não se perca e possa ser preservada para acesso futuro.


Arquivar a Web: faça-você-mesmo!

01 julho / 15:00 – 16:30

Ricardo Basílio e Rita Cêpa explicam como foram identificados os sites e páginas Web sobre artistas, galerias de arte e festivais de arte. Em seguida, demonstram através de casos práticos como qualquer pessoa pode gravar o seu site num formato normalizado, utilizando ferramentas disponíveis, de modo a que este fique preservado para o futuro.


ORADORES

Daniel Gomes (Gestor do Arquivo.pt)

Iniciou e lidera o serviço Arquivo.pt na FCT-FCCN. É investigador na área de sistemas de informação baseados na Web desde 2001. Os seus principais interesses são preservação digital, usabilidade e sistemas de informação baseados na Web.

Ricardo Basílio (Curador digital no Arquivo.pt)

Curador digital no Arquivo.pt no âmbito da Infraestrutura ROSSIO, desde setembro de 2018. É mestre em Ciências da Documentação e Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Rita Cêpa (Bolseira da Infraestrutura ROSSIO)

Mestre em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e autora da plataforma sobre arte contemporânea “Veni Vidi”.

Outros artigos relacionados