Organizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da unidade FCCN, o Encontro RNCA reuniu na UTAD especialistas e entusiastas, numa imersão de dois dias em partilha e debate sobre as últimas tendências, projetos e sinergias na área da Computação Avançada. 

Nos dias 7 e 8 de novembro, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi o palco privilegiado para a 3ª edição do Encontro da Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA), promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da unidade FCCN. O Auditório de Geociências e o complexo laboratorial da UTAD acolheram as sessões, debates, mesas redondas e workshops sobre as infraestruturas e serviços de computação avançada em Portugal.  

Especialistas nacionais e internacionais convidados partilharam conhecimentos sobre os serviços e projetos de computação avançada, destacando a importância do High Performance Computing (HPC) e explorando sinergias para o desenvolvimento de competências nesta área.  

As discussões abordaram ainda as novas plataformas computacionais previstas para 2023/2024, a Supercomputação Europeia e as formas de acesso aos supercomputadores nacionais e europeus. 

A UTAD, integrante ativa da RNCA, sede do Centro de Competências e Visualização de Computação Avançada (CCVCA), e anfitrião deste encontro recebeu muito bem todos os participantes e foi ainda palco da inauguração dos novos equipamentos que fazem agora parte do novo centro operacional INCD, agora com representação operacional a norte do país.  

A inauguração do centro operacional contou com a presença de representantes INCD, FCT e UTAD e foi seguida de uma visita ao Centro de Dados da UTAD, onde os equipamentos se encontram alojados. 

Encontro RNCA 2023

Com uma capacidade de cerca de 5000 CPU cores e 4 Petabytes de armazenamento, este novo centro operacional disponibiliza serviços de computação de alto desempenho (High Performance Computing), computação de alto débito (High Throughput Computing) e computação em nuvem (Cloud Computing), complementados por sistemas e serviços de armazenamento de dados. Os nós de computação encontram-se equipados com processadores AMD Epyc com 512 Gigabytes ou 1 Terabyte de RAM interligados por uma rede de comunicação de baixa latência de 200 Gigabits por segundo. 

Computação para a Ciência e para o ensino

O acesso aos meios deste novo centro da INCD será disponibilizado à comunidade científica no âmbito da RNCA, nomeadamente através dos Concurso de Projetos de Computação Avançada (CPCA) da FCT. As candidaturas à 4ª CPCA, na qual se inserem os novos meios da INCD, encontram-se abertas nas modalidades de acesso experimental (A0), acesso de desenvolvimento (A1) e acesso regular (A2). 

O Encontro RNCA 2023 consolidou-se assim como uma oportunidade vital para o desenvolvimento de sinergias, parcerias e competências dentro do ecossistema de computação avançada em Portugal. 

As apresentações, fotos e vídeos do Encontro RNCA 2021 poderão ser consultados em https://indico.fccn.pt/e/encontroRNCA2023.  

Outros artigos relacionados