Oferecer soluções tecnológicas e digitais aos cientistas nacionais é um dos elementos fundamentais da missão da Unidade FCCN, da FCT. 

Saiba de que forma os serviços FCCN apoiam a atividade científica em Portugal.

b-on e RCAAP

Estes dois serviços da Unidade FCCN ocupam posições complementares no workflow de qualquer investigador. 

Se, por um lado, a Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) é uma forma de garantir acesso ilimitado e permanente a milhares de publicações científicas de alguns dos mais importantes fornecedores de conteúdos, o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto em Portugal, proporciona uma plataforma de partilha de resultados, com a publicação de artigos científicos em acesso aberto. 

Este último serviço acede a vários repositórios institucionais portugueses e os seus dados são facilmente pesquisáveis através de palavras-chave. 

Apresenta uma grande vantagem para cientistas e investigadores ao integrar a sua produção científica e aumentar a divulgação e posterior visibilidade dos trabalhos desenvolvidos

PTCris

Enquanto programa estruturante, o trabalho do PTCris é muitas vezes invisível. Contudo, através da implementação deste ecossistema, a atividade dos investigadores nacionais está a tornar-se mais simples, ao existir uma maior facilidade no acesso à informação e na gestão da atividade científica. 

Este trabalho tem por base quatro princípios fundamentais: Interoperabilidade (sob o lema “utilizar uma vez, reutilizar sempre”), Identificadores (para organizações e investigadores), Dados (criação de uma base de dados para todos os agentes e ações envolvidas) & Gestão de currículos e competências. 

Leia esta notícia para conhecer em detalhe os benefícios deste programa.   

Colibri

O serviço de videoconferência da Unidade FCCN é dedicado à colaboração à distância. Representa uma ferramenta essencial para que as equipas possam comunicar e partilhar conhecimento online, até 300 participantes. 

A utilidade do Colibri ficou especialmente clara durante o contexto de confinamento resultante da pandemia da Covid-19, ao ser o principal meio  de comunicação entre estudantes, professores, investigadores e outros profissionais da comunidade de ensino e investigação. 

Baseado na plataforma Zoom, o serviço permite a partilha de áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e ainda o ecrã dos participantes. Recentemente, o Colibri passou a permitir a utilização de Zoom Apps, oferecendo várias novas possibilidades. 

Clique para saber como ativar a sua conta Pro.

Educast

Numa era em que os conteúdos de vídeo assumem particular importância na comunicação com o público em geral, o Educast oferece aos seus utilizadores a oportunidade de gravação, edição e publicação de conteúdos especializados. 

Nesse sentido, este serviço da Unidade FCCN pode ser particularmente útil para partilha de resultados de investigação ou para a criação de peças complementares a um projeto de investigação. Por outro lado, no portal Educast, é possível encontrar mais de 43 mil vídeos pedagógicos divididos por áreas do saber como Ciências Sociais, Ciências Naturais, Tecnologia ou Medicina e Saúde. 

CIÊNCIA VITAE e CIÊNCIA ID

Parte integrante do ecossistema PTCris, os serviços CIÊNCIA VITAE e CIÊNCIA ID assumem um especial protagonismo na atividade de qualquer cientista. 

A plataforma CIÊNCIA VITAE consiste numa base de dados de investigadores que reúne informações como o seu identificador, formação, cargos, competências, área de investigação, publicações, afiliação, entre outros, e que permite criar, gerar e promover o curriculum vitae de forma rápida e simples. 

A plataforma conta, até ao momento, com 67.616 investigadores registados e mais de 1 milhão de artigos científicos referenciados. 

Já o CIÊNCIA ID, é um sistema de identificação para o ecossistema científico nacional, que permite que cada investigador se autentique através de uma única conta. 

Agrega todo o seu percurso na área científica, simplifica o acesso e reduz a burocracia.

Programa de Inovação GÉANT

O GÉANT Innovation Programme é a mais recente iniciativa de apoio à inovação desta rede europeia, sendo promovida em Portugal pela Unidade FCCN. 

No âmbito deste concurso, a infraestrutura europeia de redes nacionais de educação e investigação convidou todas as instituições ligadas à sua comunidade a apresentar uma proposta de projeto, a ser financiado. 

No total, o GÉANT Innovation Programme apoia áreas como redes, cibersegurança e Educação, e representa um investimento de 300 mil euros. 

Cada um dos projectos a concurso o será apoiado, no máximo, até aos 30 mil euros e durante nove meses. 

8 Arquivo.pt

A obtenção de informação credível é uma tarefa fundamental para o trabalho de  qualquer cientista e investigador 

O Arquivo.pt ajuda nesta missão, em específico nos casos em que os registos necessários já não se encontram disponíveis online. 

Os conteúdos não são vitalícios na internet e o Arquivo.pt garante a sua preservação a longo prazo. É uma forma de armazenar e rentabilizar horas de trabalho e evitar que os seus projetos desapareçam da web. 

Alguns exemplos são: Teses de Mestrado, Investigação Científica e até portfólio pessoal nas suas áreas de interesse.

Este serviço da Unidade FCCN preserva milhões de ficheiros recolhidos da web desde 1996, sendo cada vez mais utilizado como fonte de informação para trabalhos académicos e científicos. 

A sua utilidade é especialmente evidente na área das Ciências Sociais, com a possibilidade de análise diacrónica. Até fevereiro de 2021, este arquivo já tinha preservado 10.780 milhões de ficheiros da web e 27 milhões de websites, num total de 721 TeraBytes em formato comprimido.

A plataforma Arquivo.pt permite ainda a pesquisa por imagens. Pode aceder a páginas web antigas ou mesmo visitar remotamente locais que existiam no passado.

Clique na página de Pesquisa Avançada de Imagens para iniciar a sua pesquisa.

Existem ainda outros serviços que poderão ser úteis para a atividade científica como é exemplo o Filesender (para envio de grandes ficheiros até 100 Gb) ou as soluções de Computação Avançada. 

Para conhecer estes serviços em detalhe, visite o nosso site.

Últimos artigos