O novo diretório de repositórios e revistas científicas digitais vai ser lançado na próxima sessão do ciclo de conferências científicas “Ciência Aberta, Repositórios e Biblioteca On-line”, no dia 26 de julho. Saiba mais sobre o INDEXAR.

“Ser um referencial online na localização, validação e preservação de conteúdo científico relevante nas áreas da ciência, tecnologia e cultura”. É este o objetivo central do novo serviço da Unidade FCCN – o INDEXAR – que consiste num diretório de repositórios e revistas científicas digitais, de âmbito nacional. Graças a um sistema de classificação e enumeração, será possível aos utilizadores encontrar estes repositórios e revistas científicas nas suas áreas de interesse.

O serviço vai ser apresentado no dia 26 de julho, durante a próxima sessão do ciclo de conferências científicas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia que tem percorrido o país, será dedicada ao tema “Ciência Aberta, Repositórios e Biblioteca On-line”. Integrado na comunicação sobre atividades e novidades de Ciência Aberta, serão  partilhadas as principais características deste serviço que pretende ainda sensibilizar as instituições para a responsabilidade que lhes cabe na salvaguarda e preservação da informação em suporte digital e na garantia do seu acesso no futuro.

Nesse sentido, o INDEXAR pretende implementar-se junto de duas comunidades de interesse. Para além da comunidade académica e de investigação (investigadores, docentes, alunos) e público em geral que procure repositórios de documentação, o INDEXAR tem como objetivo chegar aos gestores de repositórios, partilhando os benefícios garantidos, de forma a promover o registo nesta plataforma.

Que benefícios?

Para além de uma função de inventário, agregando repositórios, revistas e respetiva informação, o INDEXAR integra um conjunto de serviços de valor acrescentado para repositórios. Desde logo, destaca-se a possibilidade de integração da informação com agregadores temáticos ou diretórios internacionais, bem como a facilitação de acesso à obtenção de identificadores persistentes, através do serviço de registos da FCT. 

A adesão ao serviço é feita, através de registo, na plataforma INDEXAR. Os registos efetuados são validados por coordenadores do domínio de atuação do respetivo repositório ou revista científica. Pode aderir ao INDEXAR qualquer entidade detentora de repositórios ou revistas científicas digitais nas áreas da ciência, tecnologia e cultura.

Para saber mais sobre o INDEXAR, visite: https://indexar.pt/

Outros artigos relacionados