De certeza que já ouviu falar em supercomputadores, essas máquinas poderosas que são capazes de fazer coisas que parecem saídas diretamente de um filme de ficção científica. Mas afinal, na prática, quão poderosos são esses gigantes da computação? O MOOC sobre Supercomputação lançado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com o apoio EUROCC Portugal pretende dar-lhe a resposta a essa pergunta.

O MOOC NAU sobre Supercomputação criado pelo EuroCC Portugal, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tem como objetivo apresentar o mundo dos supercomputadores a qualquer pessoa, para que cada interessado saiba como se desenvolvem, como funcionam, quais as vantagens da sua utilização e onde podem ser encontrados em Portugal e na Europa. E tudo isso pela primeira vez em língua portuguesa!

Além da componente da formação, este curso NAU servirá como arma de sensibilização para mostrar que a supercomputação existe e está ao alcance de todos.

A Magia dos Supercomputadores

Imaginemos computadores capazes de realizar triliões de cálculos por segundo. Isso é exatamente o que um supercomputador faz. Esta capacidade tem muitas utilizações nas mais diversas áreas do conhecimento, desde previsões meteorológicas e simulações de terramotos até descobertas médicas e desenvolvimento de novos materiais.

Se sempre quis saber como é feita a previsão precisa do tempo ou como fazem os cientistas para descobrirem novos medicamentos revolucionários, a resposta está muitas vezes na utilização de supercomputadores. 

Aceda ao Mundo da Supercomputação

Não é necessário ser um cientista ou um génio da computação para se envolver com a supercomputação. O curso “Supercomputação” é composto por 5 módulos desenvolvidos em português. 

O primeiro módulo é dedicado aos conceitos fundamentais da supercomputação. O segundo explica como a supercomputação é usada na investigação em Portugal. No terceiro módulo é possível explorar a computação avançada e respetivas aplicações práticas e nos seguintes ficará a conhecer melhor a Rede Nacional de Computação Avançada e os recursos que esta disponibiliza.

Quem deve participar?

Até 28 de março de 2024, qualquer pessoa que tenha curiosidade sobre supercomputadores é bem-vinda. O curso foi projetado para pessoas de todas as idades e níveis de conhecimento.

Se é um estudante em busca de conhecimento ou um profissional à procura de uma nova ferramenta de trabalho, está no lugar certo. 

Junte-se a esta jornada pelo mundo da supercomputação e fique a par das tecnologias que estão a moldar o futuro. 🚀🌟

MOOC Supercomputação (Teaser)

Outros artigos relacionados