A Nokia anunciou hoje que está a construir uma rede de transporte óptico a nível nacional com 3.000km para a Unidade FCCN, em Portugal, ligando instituições de ensino superior e centros de investigação em 26 cidades. A rede utiliza a multiplexagem por divisão de comprimento de onda (DWDM) para aumentar as velocidades num factor de 10 em relação à rede OADM anterior da FCCN.

A FCCN, Unidade de Computação Científica da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, visa contribuir para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Conhecimento em Portugal. Fornece conectividade de alta velocidade à Internet e serviços informáticos ao sistema português de ensino superior e investigação. 600.000 estudantes, investigadores e colaboradores podem confiar na sua rede nacional de ensino, todos os dias. O acordo inclui soluções de transporte e comutação óptica Photonic Service Interconnect 1830 da Nokia, sistema de gestão para a rede DWDM e serviços de concepção, implementação e manutenção.

A Nokia apresentou a proposta vencedora num concurso internacional para construir uma nova rede óptica RCTS (Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade) como parte do Projeto RCTS100 de 17 milhões de euros, 13 dos quais provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A nova rede DWDM substitui a rede OADM (Optical add-drop multiplexer) anterior da FCCN e implementa multiplexadores ópticos reconfiguráveis Colorless-Flexgrid (C-F) (ROADMs) para permitir uma reconfiguração simples e remota dos encaminhamentos ópticos. Aumenta também a capacidade da rede num factor de 10, utilizando comprimentos de onda de 100G/200G.

Ana Pinto, Diretora da FCCN, afirmou: “Centenas de milhares de estudantes confiam na nossa rede todos os dias. O aumento de capacidade em mais de 10x proporciona a largura de banda necessária para responder ao aumento das necessidades de transmissão de dados. O sucesso do Projecto RCTS100 é fundamental para toda a comunidade de I&E (Investigação e Ensino) e valorizamos a contribuição de parceiros tecnológicos de confiança, como a Nokia, para cumprir os requisitos extremamente exigentes da nossa comunidade”.

Luis Bueno, Diretor de Vendas para Empresas da Nokia, Espanha e Portugal: “A Educação é uma das poucas indústrias fortemente transformadas pela conectividade. Temos orgulho em anunciar o primeiro acordo da Nokia com uma Rede Nacional de Investigação e Educação em Portugal e a implementação deste serviço essencial, onde trabalhámos de perto com o nosso Parceiro Local Axians Portugal para alcançar este sucesso”.

Últimos artigos