O Serviço da Unidade FCCN para gravação, edição e publicação de vídeos educativos tem um novo website, que traz consigo novas funcionalidades. O novo website do Educast oferece uma série de mais-valias à comunidade RCTS.

Desde logo, este novo portal facilita o acesso aos vídeos produzidos pela comunidade académica e científica nacional, com principal foco na melhoria da pesquisa de conteúdos na plataforma, nomeadamente através de um sistema de tags. 

Os conteúdos, de resto, estão em maior destaque na nova versão da landing page, revela o gestor do serviço, Nelson Schäller, adiantando que a nova página inclui “um dark mode e um look and feel mais moderno e arrojado”, sendo ainda responsivo em todos os dispositivos: smartphones, tablets e desktop. 

Existem ainda melhorias significativas na pesquisa dos conteúdos, que passam a utilizar a plataforma de pesquisa Solr. Por outro lado, regista-se agora uma melhor integração entre os vários componentes dos serviço (portal, gestor de conteúdos, player e editor HTML5), bem como a inclusão de mais áreas científicas. 

As novidades dizem também respeito ao foco no formato de streaming (com layouts personalizados, controlo da velocidade de reprodução, capítulos, hiperligações, etc…) e à simplificação da estrutura de navegação. A tecnologia de autenticação federada foi também incluída tanto no portal como no gestor de conteúdos. 

Em 2021, o Educast registou cerca de 10.000 vídeos educativos publicados, num total de 548.008 minutos produzidos. Durante o mesmo período registaram-se mais de 13 mil novos utilizadores e foram criados cerca de 1000 novos canais. 

O serviço Educast está também a desenvolver um novo recorder de vídeo compatível com vários sistemas operativos, que será lançado durante o primeiro quadrimestre de 2022, e que permitirá a gravação de áudio, vídeo e dados de forma síncrona, dando assim uma maior autonomia na produção de conteúdos audiovisuais às várias instituições aderentes. 

Relembramos que este serviço tem como objetivo disponibilizar à comunidade académica uma plataforma dedicada à produção de conteúdo audiovisual e multimédia para fins educativos e não comerciais, tendo sido uma ferramenta essencial ao longo da pandemia, com a mudança das aulas presenciais para o online.

As aulas gravadas podem ser facilmente integradas em sistemas de e-Learning, portais e sites das instituições de ensino superior, e os vídeos ficam disponíveis através do portal para alunos e público em geral.

Para saber mais sobre o educast visite o site da FCCN.

Outros artigos relacionados