Vencedores do prémio anual que distingue utilizações inovadoras da informação preservada pelo Arquivo.pt foram conhecidos no dia 22 de julho. Saiba mais sobre cada um dos projetos premiados. 

O Prémio Arquivo.pt conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. Em 2022, realizou-se a quinta edição do galardão, que assim volta a premiar trabalhos originais e inovadores que demonstrem a utilidade do serviço Arquivo.pt, bem como a importância de preservar e utilizar informação publicada na web. No total, serão entregues 15 mil euros em prémios. Conheça aqui os vencedores!

1.º classificado – “Arquivo do Parlamento”

O vencedor do prémio no valor de 10 000 euros foi o trabalho “Arquivo do Parlamento” desenvolvido por Tiago Santos.

“Arquivo do Parlamento” é uma aplicação Web que agrega notícias e artigos de opinião extraídos do Arquivo.pt com base nos dados abertos do Parlamento.pt.

Por exemplo, um utilizador pode pesquisar sobre uma personalidade política e obtém discursos, notícias e outras publicações que o Arquivo.pt preservou. 

2.º classificado – “Classificação automática de artigos estigmatizantes de doenças mentais”

O 2º prémio no valor de 3 000 euros foi atribuído ao trabalho “Classificação automática de artigos estigmatizantes de doenças mentais”, da autoria de Alina Yanchuk, Alina Trifan, Olga Fajarda e José Luís Oliveira.

Este trabalho desenvolveu uma metodologia para a classificação automática de artigos estigmatizantes de doenças mentais, presentes em jornais de notícias portugueses online, através de Inteligência Artificial.

Por exemplo, uma notícia que utiliza o termo esquizofrenia associado a uma notícia sobre vida política é classificada como estigmatizante. Utilizando processos automáticos este trabalho permite identificar milhares de notícias e chamar a atenção dos media e da sociedade para a estigmatização de doenças mentais.

A

3º classificado – “Arquivo Público”

O 3º classificado recebeu um prémio no valor de 2 000 euros e foi atribuído ao trabalho “Arquivo Público”, desenvolvido por Diogo Correia e Ricardo Campos.

“Arquivo Público” é uma aplicação Web focada nos conteúdos publicados no sítio Web do Jornal Público ao longo do tempo e preservados pelo Arquivo.pt. Como resultado, temos uma interface Web que permite a visualização de notícias arquivadas sobre um determinado assunto e ainda a representação do número de notícias, termos mais frequentes e referência geográfica.

Menção Honrosa Prémio Arquivo.pt

O jornal Público, parceiro oficial da 5ª edição do Prémio Arquivo.pt, atribuiu a sua Menção Honrosa a este trabalho. 

Encontre mais informação sobre os trabalhos premiados no site do Arquivo.pt

Outros artigos relacionados