A 17ª conferência da Rede Espanhola de Supercomputação (RES) decorreu nos dias 13 e 14 de setembro em Barcelona, junto ao Barcelona Supercomputing Center (BSC).

Como parceira da RES, a RNCA esteve representada pela equipa de Computação Avançada da FCCN e colaboradores do INESC TEC/Universidade do Minho/MACC.

Os quase 200 participantes, muitos dos quais utilizadores e técnicos dos centros, usufruíram de variadas sessões temáticas que abordaram a Inteligência Artificial, Computação Quântica, o novo processador europeu baseado na tecnologia RISC-V, novidades tecnológicas e eficiência energética dos centros de supercomputação.

Houve lugar a visita guiada ao MareNostrum 5 e MareNostrum 4, este ainda em funcionamento dentro da capela Girona. A partir de 2024 a capela receberá 2 computadores quânticos por iniciativa Espanhola e Europeia, um deles com participação Portuguesa via Laboratório internacional de Nanotecnologia (INL).

Ao lado, no novo edifício do BSC, seguia a instalação do Mare Nostrum 5 que deverá ser inaugurado brevemente, ficando disponível no início de 2024. Este novo supercomputador com 300 Petaflops representa um esforço conjunto da iniciativa EuroHPC com Espanha, Turquia e Portugal.

Vários centros da RES, tal como a RNCA em Portugal, participam no projeto do centro de competências europeu em HPC – EuroCC – e houve oportunidade para partilha de experiências e contactos entre todos.

Parabéns ao BSC e à RES pela excelente organização do evento e até para o ano…em Málaga.

Últimos artigos