O projeto FF4EuroHPC publicou um booklet que reúne casos de sucesso relativos à utilização de tecnologias de computação avançada ou de alto desempenho por parte de empresas. 

Um total de 16 exemplos de empresas que recorreram ou recorrem a soluções de alto desempenho é partilhado pelo projeto EuroHPC, no âmbito do booklet FF4EuroHPC Success Stories. Esta publicação reúne casos de uso em áreas tão diversas como saúde, gestão, física ou inteligência artificial. A variedade das empresas representadas não se resume à área de atuação, mas também ao país de origem – num total de oito países representados –, bem como à dimensão. 

O primeiro exemplo partilhado, por exemplo, é o de duas PME’s montenegrinas que atuam no setor da agroalimentar e que recorrem à análise de dados para controlar o desenvolvimento das produções. “Tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning podem ser utilizadas para monitorizar parâmetros”, explica a publicação: “Contudo, utilizar computadores tradicionais era extremamente lento e entediante”. A utilização de tecnologias de Alto Desempenho computacional permitiu resolver este problema. 

A criação de sistemas de navegação baseados em Computação Avançada para encontrar lixo marítimo, o apoio no desenvolvimento de novos fármacos ou a otimização do processo de modelagem de componentes aeronáuticos são apenas outros dos exemplos partilhados enquanto casos de sucesso. 

O projeto FF4EuroHPC é uma iniciativa europeia que tem como objetivo facilitar o acesso das pequenas e médias empresas a estas tecnologias. “Desta forma, pretendemos aumentar o potencial de inovação da indústria europeia”, explica o projeto, no seu site. A iniciativa é fundada pela Comissão Europeia e coordenada pela Universidade de Estugarda. 

Para saber mais, visite: https://www.ff4eurohpc.eu

Últimos artigos