Novo site do Projeto EuroCC – Centro Nacional de Competência em HPC – tem como objectivo fornecer um conjunto de competências nacionais e oportunidades de formação, relacionadas com computação de alto desempenho (HPC) em Portugal.

O novo espaço virtual proporcionará aos utilizadores, investigadores e público em geral, um ponto de encontro, partilha, disseminação de atividades e oferta formativa em HPC, a nível nacional. 

Co-financiado pela European High Performance Computing Joint Undertaking (EuroHPC JU), o EuroCC constitui uma rede europeia de competência em High Performance Computing (HPC), que promove a cooperação e a implementação das melhores práticas nesta área, em toda a Europa.

O objetivo global do EuroCC visa assim a implementação de uma estrutura de apoio europeia, baseada em Centros de Competência Nacionais (NCCs), fortemente ligados para apoiar a academia, a investigação, a administração pública e a indústria (especialmente as PME), de modo a beneficiarem das vantagens da especialização, experiência e recursos de HPC disponíveis na área geográfica da Europa.

Cada centro de competência tem a responsabilidade de coordenar a experiência em HPC a nível local (nacional), facilitando ainda o acesso às oportunidades europeias a investigadores e administração pública, mas também a diferentes setores industriais, fornecendo soluções personalizadas para uma ampla variedade de utilizadores.  

Desde 2020 o centro português de competências EuroCC é coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua Unidade FCCN, e integra várias entidades parceiras que, através deste projeto, disponibilizam experiência e capacidades no apoio à adoção e utilização do HPC, cumprindo assim o propósito global do EuroCC. 

eurocc FCCN Unidade de Computação

O novo website tem o seu endereço em https://eurocc.fccn.pt/ e reune toda a informação útil sobre o projeto, desde uma breve história do HPC em Portugal, passando pela identificação dos vários Centros Operacionais distribuídos pelo país, até à exposição de vários casos de uso, aplicados no âmbito do High Performance Computing.

Não menos importante é ainda a componente de formação também prevista no projeto. Toda a informação sobre as formações disponíveis na área de HPC está para consulta neste novo website.

Algumas das referidas oportunidades de formação em destaque são: 

Siga o EuroCC nas Redes Sociais

Nas redes sociais o projeto pode ser seguido em:

Twitter: https://twitter.com/Eurocc_Portugal

LinkedIN: https://pt.linkedin.com/in/eurocc-portugal

Outros artigos relacionados