A DPA (Deutsche Presse-Agentur) recorreu ao Arquivo.pt para verificação de factos relacionados com a pandemia da Covid-19. Saiba tudo aqui.  

Durante o mês passado, foi partilhada online a teoria de que a Moderna já teria produzido milhares de doses da vacina contra a Covid-19 antes do surgimento da doença. Um vídeo do CEO da Moderna, Stéphane Bancel, gravado durante o último Fórum Económico Mundial, foi utilizado como “prova” – durante a sua intervenção, o responsável revela que foram fabricadas 100 mil doses de vacinas em 2019. Mas será que Bancel se referia às vacinas da Covid-19?  

De forma a responder a esta questão, a maior agência de notícias da Alemanha realizou um fact-check. Para tal, a equipa da DPA necessitou de garantir acesso ao vídeo que afirma que a produção de vacinas contra a Covid-19 da Moderna começou em 2019. É neste ponto que o Arquivo.pt acabou por se revelar fundamental, uma vez que permitiu preservar o vídeo originalmente publicado no Facebook. A DPA integrou depois este link na sua peça final que prova a falsidade da referida teoria.  

O conteúdo acabou por ser avaliado como falso. As declarações de Stéphane Bancel são referentes ao total da produção de vacinas da Moderna em 2019, incluindo todos os produtos disponibilizados pela empresa na época. “Esta entrevista não prova que a vacina contra a Covid-19 foi desenvolvida antes do início da pandemia”, conclui a equipa da DPA que realizou este fact-checking. O desenvolvimento da vacina demorou vários meses, depois do surgimento da pandemia, até que o produto final chegasse ao mercado, acrescentam.  

O caso de uso foi partilhado pela equipa da DPA com o Arquivo.pt, que destaca a relevância deste serviço da Unidade FCCN no trabalho de verificação de factos realizado, em conjunto com outros três arquivos online. Através da utilização do Arquivo.pt, é possível assegurar que o conteúdo é preservado, garantindo assim o acesso intemporal e universal a um elemento central para a compreensão deste caso.    
Poderá saber mais sobre esta utilização em: https://dpa-factchecking.com/belgium/230329-99-135938/ 

Últimos artigos