O 5.º Encontro de Computação Avançada realizou-se nos dias 22 e 23 de outubro de 2025, em Aveiro, reunindo investigadores, técnicos e gestores de ciência de todo o país para dois dias de partilha e debate sobre os recursos nacionais de computação avançada.
Com um recorde de 150 inscrições e 106 participantes presenciais, este evento anual está a consolidar-se como o principal ponto de encontro regular da comunidade de utilizadores dos serviços de Computação Avançada da FCT, promovidos através da FCCN. Este ano, contou com o estreito apoio da Universidade de Aveiro e com o patrocínio da Comudel e da João Dias de Sousa, o que enriqueceu a zona de expositores com a demonstração de um computador quântico para ensino.
De workshops práticos a apresentação de casos de sucesso
O programa do evento acolheu 28 oradores e foi integralmente cumprido, incluindo dois workshops na manhã do primeiro dia. O primeiro, dedicado aos passos iniciais numa infraestrutura de computação avançada, desde a configuração e autenticação até à submissão de jobs. Foi ainda mencionada a importância de iniciativas como o Mestrado Europeu em HPC, o EuroCC e o HPC portal, para quem deseje aprender mais sobre estes temas. O segundo workshop apresentou duas ferramentas práticas: o EasyBuild, que simplifica a instalação e gestão de módulos no Deucalion, supercomputador financiado pelo Plano nacional de Recuperação e Resiliência, e uma nova ferramenta desenvolvida pela equipa do Deucalion para criação containers otimizados de ambientes Python e Conda, melhorando o desempenho em sistemas de ficheiros paralelos.
Houve ainda sessões dedicadas a casos de sucesso de projetos suportados por recursos HPC geridos pelos serviços de Computação Avançada da FCT e pelo CNCA, passando por apresentações técnicas sobre novas iniciativas, concursos e outras vias de acesso e boas práticas de utilização. Destaque especial para os 4 painéis sobre o EuroCC, Suporte Técnico, Computação Quântica e Fábricas de IA.
O encontro contou com a participação de um representante do Barcelona Supercomputing Center (BSC), que revelou o estado de arte do MareNostrum 5, o supercomputador europeu de última geração em cuja infraestrutura Portugal participa com 5%. A sessão destacou as oportunidades de colaboração e o impacto deste sistema na investigação científica e tecnológica à escala europeia.
Um dos momentos altos foi a celebração de um marco histórico: a ultrapassagem dos 1000 projetos apoiados nos Concursos de Projetos de Computação Avançada (CPCA) da FCT, desde o lançamento desta iniciativa.
A componente social proporcionou momentos de convívio entre os participantes
Aproveitando o melhor que a cidade de Aveiro oferece, os participantes usufruiram de um passeio de moliceiro e um jantar convívio, que permitiram fortalecer laços entre a comunidade e promover um ambiente de colaboração e partilha informal.
O encontro reafirmou o compromisso do ecossistema nacional de Computação Avançada com o apoio à ciência e à inovação, e reforçou o papel do Centro Nacional de Computação Avançada como um renovado pilar da cooperação europeia na área, nomeadamente através da participação na rede EuroHPC e em iniciativas europeias como as Fábricas de IA e o projeto EuroCC2.
As apresentações do encontro já se encontram disponíveis na agenda do evento. A organização aguarda com expectativa as manifestações de interesse de possíveis candidatos a acolher o Encontro de Computação Avançada em 2026, dando continuidade à partilha e ao fortalecimento da comunidade nacional nesta área estratégica.










