Já é possível garantir a sua presença na 5.ª edição do Encontro de Computação Avançada, que se realiza nos dias 22 e 23 de outubro, na Reitoria da Universidade de Aveiro.

O evento reúne a comunidade nacional ligada à área da Computação de Alto Desempenho: utilizadores, investigadores, técnicos e decisores com o objetivo de promover a colaboração e o desenvolvimento de competências. Este é assim o ponto de encontro entre a academia, a indústria, a administração pública e os centros de investigação.

Principais destaques desta edição

No centro do evento estará a partilha de conhecimento e discussão sobre a evolução da Computação Avançada em Portugal e na Europa, as oportunidades do Centro Nacional de Computação Avançada (CNCA) e autilização e acesso aos supercomputadores Deucalion e MareNostrum 5, financiados pelo Plano Nacional de Recuperação e Resiliência.

Além destes temas, estão nesta edição em destaque as recém-criadas Fábricas de Inteligência Artificial (IA) e novidades da Computação Quântica.

O 1.º dia, 22 de outubro, começa com Workshops para introdução e otimização de trabalhos computacionais com demonstrações do supercomputador Deucalion, seguindo-se sessões dedicadas ao Centro Nacional de Computação Avançada e ao suporte técnico aos utilizadores.

O 2.º dia, 23 de outubro,ficará marcado por apresentações dos acessos aos recursos nacionais e europeus e painéis dedicados à Computação Quântica e Fábricas de IA, incluindo partilha de casos e experiências de uso destes recursos.

A inscrição realiza-se gratuitamente no site do encontro, estando aí também disponível o programa que se encontra em constante atualização. Todos os oradores e momentos do encontro, nomeadamente, a vertente social que promoverá o networking entre os participantes, serão anunciados ao longo das próximas semanas.

Esta é uma iniciativa organizada pela FCCN, serviços digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e que conta com o apoio do Centro Nacional de Computação Avançada, cofinanciado pelo Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PRR). A esta edição juntam-se também à organização a Universidade de Aveiro e o EuroCC, financiado pela iniciativa europeia EuroHPC.

Logotipo Plano de Recuperação e Resiliência, logotipo da Republica Portuguesa e Logotipo da União Europeia

Outros artigos relacionados