Concluir uma investigação é também garantir que tudo fica organizado, visível e em conformidade com as exigências formais. É, muitas vezes, quando o tempo escasseia e os prazos apertam, que surgem tarefas como formatar currículos, preparar repositórios ou gerir os dados da investigação. 

Mas não tem de ser um processo moroso. Com os serviços digitais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), desenvolvidos pela FCCN, é possível encurtar a distância entre os resultados e a sua divulgação, sem comprometer a qualidade. 

Estes são alguns dos projetos que fazem a diferença: 

Política sobre Acesso Aberto a Publicações Científicas  

Ao chegar ao final da investigação, é fundamental garantir que os resultados são partilhados de forma aberta e de acordo com os requisitos.  

A Política sobre Acesso Aberto a Publicações Científicas, criada pela FCT, estabelece as regras para essa partilha, indicando que toda a investigação financiadas com fundos públicos deve ser divulgada em acesso aberto.  

Conhecer esta política permite-lhe antecipar exigências, evitar falhas e assegurar que a divulgação do seu trabalho está em conformidade legal e ética. 

CIÊNCIAVITAE  

O CIÊNCIA VITAE permite aos investigadores em Portugal reunir, validar e partilhar informações sobre o percurso académico, produção científica, atividades profissionais e projetos de investigação de forma centralizada e normalizada

Desta forma, na fase final de uma investigação, os investigadores podem usar o CIÊNCIAVITAE para atualizar o currículo científico com os resultados do seu último projeto, partilhando ainda artigos ou comunicações, bem como gerar relatórios automáticos exigidos por financiadores, como a FCT.  

Esta ferramenta auxilia ainda na divulgação do percurso científico do investigador com instituições ou colaboradores de forma transparente, bem como na prepara candidaturas futuras, uma vez que a plataforma facilita a reutilização dos dados. 

Polen 

Após a conclusão de um projeto, é comum ser necessário apresentar um plano final de gestão de dados ou, em alguns casos, submeter os dados brutos como requisito para a publicação de um artigo ou a entrega de um relatório. 

O Polen é um repositório digital que permite armazenar e partilhar conjuntos de dados, bem como criar planos de gestão de dados exigidos por financiadores e revistas. Permite ainda guardar e partilhar dados de investigação num repositório credível, com identificador persistente (DOI) e metadados completos. 

Em vez de gastar tempo a organizar pastas locais ou lidar com plataformas dispersas, pode usar o Polen para criar um ponto de acesso único aos dados e garantir que cumpre todos os requisitos de reprodutibilidade, FAIR data e ciência aberta – mesmo quando o prazo é apertado. 

RCAAP  

Quando se publica um artigo, uma tese ou uma comunicação científica, quer-se que o trabalho seja visto, citado e preservado. O RCAAP facilita este processo, ao permitir submeter os documentos num repositório compatível com normas nacionais e internacionais.  

Ao centralizar os resultados num repositório visível e validado, evita-se perder tempo a lidar com múltiplos portais, e garante que o trabalho está disponível em acesso aberto, com maior potencial de citação, reutilização e integração em redes com a OpenAIRE. 

PTCRIS  

No fim de um projeto, pode ser necessário atualizar o currículo, comunicar resultados, submeter relatórios e até preparar novas candidaturas – tudo isto com a mesma informação, repetida em diferentes sistemas. 

Ao integrar sistemas de informação científica num ecossistema coerente, o PTCRIS reduz este esforço ao garantir que os dados inseridos numa plataforma, por exemplo, no CIÊNCIAVITAE, são automaticamente sincronizados com outras, como o SARI, os sistemas das universidades ou os portais de financiamento. Isso evita duplicações e ajuda-o a manter tudo coerente, mesmo quando os prazos são curtos e o volume de tarefas elevado.  

NAU  

Se pretende transformar os resultados da sua investigação em formatação, ou divulgar conteúdos científicos em formato de um curso, a plataforma NAU permite criar, alojar e partilhar cursos online de forma acessível

Além disso, é possível atribuir DOIs (Identificadores de Objeto Digital) aos cursos e materiais formativos, garantindo a sua citação e integração no ecossistema académico e científico. Esta é uma forma eficaz de ampliar o impacto e a longevidade dos resultados da investigação.  

Concluir uma investigação pode e deve ser mais simples. Com estas ferramentas, o caminho até à publicação e partilha dos resultados torna-se mais rápido, seguro e eficaz. E cada minuto poupado é mais tempo para continuar a criar conhecimento.  

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